Geral

Um ano de saudade: Grupo RSCOM presta homenagem a Antônio Luis Piccoli

A quinta-feira (17) amanhece com o sentimento de saudade. De Bento Gonçalves até Conegliano, todos lugares e pessoas que ao longo dos anos foram agraciados com a presença, companheirismo e amizade de Antônio Luis Piccoli acordaram com saudade. Neste dia, há um ano, Antônio, com apenas 64 anos, partiu.

Nascido em 1956, Antônio trilhou seu caminho na comunicação. Graduou-se em publicidade e propaganda e, posteriormente, jornalismo. Este último, uma de suas paixões, o levou ao mundo. Em 1983, junto de seu irmão Carlos Domingos Piccoli, Fernando Rachele e Alfredo Cousandier, adquiriu parte das ações das rádios Difusora e Serrana. Sua visão, entusiasmo e determinação foram pilares na criação do maior grupo de comunicação do interior do Rio Grande do Sul. O Grupo RSCOM.

Ao longo dos anos, manteve-se com o irmão Carlos na gestão do conglomerado de emissoras e veículos de comunicação. Em 2005 fez o grupo romper fronteiras e chegar na Itália. E foi lá que trabalhou desde então. Teve ao seu lado a esposa Maristela Dalsolio e a filha Giuliana Dalsolio Piccoli, de 11 anos.

Um dos precursores do rádio na Serra Gaúcha, Antônio dedicou a vida à família e sua paixão profissional, a comunicação. Abriu portas para muitas pessoas que puderam ecoar suas palavras pelas ondas do rádio, páginas dos jornais e telas dos aparelhos eletrônicos. Quem o conheceu, descreve como uma pessoa “de uma mente incansável e de determinação invejável“.

Tamanha energia e bom humor de Antônio, que, quando chegava na sede da rádio, ou em alguma das sucursais, o ambiente alegrava-se. Sani Chiavenato, que por anos trabalhou e conviveu com ele fez a analogia de que “enquanto éramos aviõezinhos teco-teco, ele era um jato“.

“Nossa, ele era muito alegre, comunicativo, com ele não tinha tempo ruim. Sempre dava um jeito, ele tinha mil coisas para fazer e sempre dava um jeito de fazer mais uma para ajudar. Era elétrico. Com 64 anos, dava um baile em muita gente mais nova”. Afirma Sani.

Lindonês Possamai, colega e amigo de Antônio também prestou sua homenagem “Um ano sem meu grande amigo Antônio Luis Piccoli. Viva sempre nosso saudoso e inesquecível: um homem gigante. Penso que quem partiu apenas seguiu viagem primeiro, e que um dia voltaremos a nos encontrar. A morte pode até levar fisicamente a pessoa, mas jamais pode roubar ou apagar a memória de quem foi em vida. E principalmente as lembranças e os sentimentos que ela deixa para trás. Hoje recordo o querido Antônio com carinho, saudade e muito amor, e isso fará com que a sua memória perdure. Essa é a melhor homenagem que posso prestar ao inesquecível amigo. Quem é amado e lembrado, jamais desaparece completamente. Saudades!”

Infelizmente, Antônio teve um câncer na garganta diagnosticado em 2015. Após uma dura batalha, a doença foi considerada vencida. Contudo, ela retornou e desta vez as complicações acabaram por derrotá-lo. Ele foi pai, filho, irmão, tio, esposo, jornalista, publicitário, e tanto mais. Hoje, continua sendo tudo e ainda mais na memória daqueles que tiveram o privilégio de serem atingidos por sua energia.

Homenagens em diversas cidades

Nesta quinta-feira (17), às 18h, o Grupo RSCOM realizará missas em homenagem a Antônio Luis Piccoli. Ocorrem de forma paralela na Igreja Matriz Santo Antônio em Bento Gonçalves, Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes em Flores da Cunha, Igreja Pio X em Caxias do Sul. Às 18h30, em Farroupilha também serão prestadas homenagens na Igreja Matriz.

Günther Scholer

Recent Posts

Cidades participantes do ‘Projeto Antigranizo’ na Serra Gaúcha serão definidos até 10 de maio

Depois da formalização, um grupo de trabalho irá alinhar as ações e a elaboração do…

20 minutos ago

Incêndio atinge lancheria desativada no Centro de Bento Gonçalves

Fogo teve início por volta das 15 horas desta segunda-feira (28) e foi controlado rapidamente…

1 hora ago

Comerciantes de Bento Gonçalves apostam em alta nas vendas para o Dia das Mães

Levantamento revela otimismo entre lojistas, com expectativa de crescimento médio acima de 11% nas vendas

2 horas ago

Após problemas em via do Tijuca, moradores enfrentam acúmulo de lixo em Caxias do Sul

O problema teve início depois que um caminhão desgovernado destruiu uma casa, em fevereiro, na…

2 horas ago

Apagão afeta comunicações e trânsito em ao menos quatro países da Europa

Portugal, Espanha, Itália e França passam por falta de energia repentina

2 horas ago

Artistas de Bento Gonçalves cobram transparência na liberação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Coletivo de produtores culturais aponta falhas em editais, questiona cortes em projetos e cobra divulgação…

3 horas ago

This website uses cookies.