Geral

Ucrânia retoma Kherson e celebra maior derrota imposta contra a Rússia

Depois de pouco mais de oito meses, a Ucrânia retomou, na noite da sexta-feira, 11, a cidade de Kherson, no sul do país. O dia histórico, que simboliza a maior derrota sofrida por Vladimir Putin, levou centenas de moradores da região portuária às ruas neste sábado, 12. Envoltos em bandeiras, os ucranianos celebram a retomada de um ponto estratégico do país, assolado por uma guerra que ocorre desde o dia 24 de fevereiro, com faixas e gritos de agradecimentos aos soldados. Um grupo se concentrou em frente ao Teatro Acadêmico Nacional de Ópera e Ballet de Odessa.

“No começo não acreditei. Achei que fosse levar semanas e meses, algumas poucas centenas de metros por vez, e agora vemos que chegaram a Kherson em um dia. É a melhor surpresa”, declarou Artem Lukiv, de 41 anos, originário de Kherson, mas radicado em Kiev.

“Poucos acreditavam que a Ucrânia sobreviveria”, disse o chanceler Dmytro Kuleba, em reunião com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, em uma reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), no Camboja. “Está acontecendo, e nossa vitória será nossa vitória conjunta, uma vitória de todas as nações amantes da paz ao redor do mundo”, acrescentou.

“Um Dia Histórico”

Blinken, por sua vez, elogiou a “bravura extraordinária” das tropas ucranianas e prometeu que os Estados Unidos continuarão apoiando a Ucrânia “durante todo tempo que for necessário”. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky também celebrou a retirada dos soldados russos da cidade de Kherson. Em discurso realizado na noite do sábado, 11, o mandatário classificou o recuo de Moscou como “um dia histórico”.

“Hoje é um dia histórico. Estamos retomando o sul de nosso país, reconquistando Kherson”, iniciou. “O povo de Kherson estava esperando. Eles nunca desistiram da Ucrânia”, afirmou, acrescentando que estava feliz em ver como o povo “apesar de todas as ameaças, apesar da repressão e abuso dos ocupantes, apreciava as bandeiras ucranianas, acreditava na Ucrânia”.

Rússia não reconhece derrota

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou ter retirado 30 mil homens da região. Apesar da derrota e do recuo das tropas, o Kremlin insiste que a cidade portuária segue sendo parte da Rússia. “É sujeito da Federação Russa. Não há mudanças nisso e não pode haver mudanças”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa.

Fonte: Jovem Pan

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

4 segredos para manter a cinerária florida por mais tempo em casa

]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…

2 minutos ago

Truque com casca de laranja para afastar formigas da cozinha naturalmente

Quem nunca deixou um pedaço de bolo sobre a mesa por alguns minutos e, ao…

7 minutos ago

5 sinais de que sua moreia precisa de poda e solo drenado

Ela tem folhas finas como fitas de cetim e flores delicadas que dançam ao vento.…

11 minutos ago

Como cultivar ora-pro-nóbis em vasos com 6 dicas que funcionam mesmo no calor

Ela é resistente, nutritiva, cheia de história e está voltando com tudo para hortas urbanas.…

15 minutos ago

Como limpar panos de prato encardidos usando só vinagre e água quente

Eles estão ali todos os dias, secando louça, limpando respingos, cobrindo massas e auxiliando na…

19 minutos ago

3 passos para fazer a dracena crescer mais rápido e com menos folhas secas

A dracena é o tipo de planta que parece sempre elegante, mesmo sem esforço. Com…

23 minutos ago

This website uses cookies.