Cidades

Túneis da BR-101 correm risco de ser fechados

Túneis podem ser fechados ao final deste ano | Foto: João Mattos/Jornal do Comércio
Túneis podem ser fechados ao final deste ano | Foto: João Mattos/Jornal do Comércio


A falta de verba para manutenção pode fechar os dois túneis da BR-101 no Rio Grande do Sul. Com os recursos atualmente disponíveis, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) garante a manutenção dos túneis apenas até o final deste ano.

São gastos aproximadamente R$500 mil mensais pelo Dnit para manter o 1,8 quilômetro de extensão dos túneis, localizados em Morro Alto. O valor pode variar, dependendo do consumo de energia elétrica. Os trechos são monitorados 24 horas por dia, com a colaboração de 30 funcionários e câmeras de segurança.

Se o Ministério do Planejamento não liberar recursos extras para a manutenção dos túneis, eles serão fechados para o tráfego. Para os motoristas, a alternativa seria utilizar a rodovia antiga, pela volta do Morro Alto, em pista simples. Com isso, o trajeto até as praias do Litoral Norte seria estendido em 11 quilômetros.

Os túneis foram inaugurados em 22 de dezembro de 2010, como parte da duplicação da BR-101 Sul, entre Osório e Palhoça (SC). No trecho gaúcho, as obras de duplicação contemplaram 89 quilômetros, entre Osório e Torres.

Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7
Com informações do Jornal do Comércio