A equipe do 3° BABM avistou três indivíduos às margens do reservatório, pertencente ao Sistema Salto, sob responsabilidade da CEEE. Os sujeitos estavam com um barco e, durante a abordagem, diversas redes de pesca e peixes pescados foram encontrados. Destaca-se que o reservatório não admite pesca com redes.
Já em vistoria ao acampamento, os policiais militares encontraram, aproximadamente, 85 quilos de carne de peixes, das espécies Traíra, Pintado e Jundiá. Vinte e uma redes de pesca, modelo “feiticeira”, petrecho extremamente predatório, foram apreendidas.
Os três homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia Policial de Pronto Atendimento – DPPA de Taquara. Foi lavrado o Auto de Prisão em Fragrante, sendo arbitrada, pelo Delegado de Polícia, a fiança de R$ 4.000,00. Como não foi paga, os sujeitos foram conduzidos ao presídio Estadual de São Francisco de Paula.
Foram apreendidos 870 metros de redes de pesca, um barco, um motor e um reboque. A carne de peixe foi doada ao Gramado Zoo para servir de alimento aos animais. O Comando Ambiental da Brigada Militar alerta que a pesca predatória, com uso de redes e outros petrechos proibidos, é crime e causa o desiquilíbrio da fauna aquática e a extinção de espécies.