Foto: Especial /Leouve
No dia 14 de janeiro de 2022, próxima sexta-feira, acontecerá o lançamento dos vestidos oficiais da 14ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e 4ª Festa do Moranguinho, do distrito de Otávio Rocha em Flores da Cunha. O evento ocorrerá no Casarão dos Veronese a partir das 20h, com transmissão ao vivo através das redes sociais da Fecouva.
Os vestidos este ano vem com uma novidade: os croquis dos trajes oficiais e de passeio foram criados por uma das princesas da festa, Giovana Andreazza.
“Eu sempre tive o sonho de desenhar os vestidos da Fecouva, essa festa sempre fez parte do que eu sou, sempre fez parte da minha história e do que eu queria para mim. Então quando eu comecei estudar moda, eu sempre tive esse desejo de desenhar os vestidos de uma corte e também de embaixatrizes. Eu só não esperava que fosse no momento em que eu estaria no trio da corte da Fecouva”, relata Giovana formanda em Design de Moda.
Salienta também a responsabilidade de fazer os bordados dos vestidos, por gerar uma expectativa muito grande, por contarem toda uma história e traduzir o trabalho de toda uma gente. Ter participado do concurso e ter sido eleita uma das princesas a ajudou na criação dos croquis. “A gente precisa ter o nosso distrito representado nas vestes da corte”.
Andressa Manosso, também princesa da 14ª Fecouva compartilha deste sentimento de alegria e emoção ao participar da confecção das vestes. “Contribuir com a elaboração dos nossos vestidos está sendo muito especial! Estou vivendo o passado, que nossos antepassados passaram, quando as mulheres faziam suas roupas e as de toda família. Contribuir com a construção das nossas vestes, que são cheias de significado e carregam o sentido e o propósito da Fecouva é algo difícil de descrever em palavras, é um sentimento de amor e realização imenso”.
Marília Cagnin Rainha da Fecouva também está ajudando na confecção e ressalta toda a sua gratidão por este momento. “Os vestidos das soberanas da Fecouva são a maior forma de representar a mulher na cultura italiana e nesta edição eles poderão traduzir o tema da nossa Festa “Traços e Cores, Um Brinde de Sabores”. Fazer parte da elaboração e construção destas verdadeiras obras de arte é sinônimo de muito orgulho e honra para mim! Momento que ficará eternizado em minha vida!” relata a rainha Marília Cagnin.
Giovana conta que a ideia inicial foi dela. “Esses vestidos têm uma história muito especial, o resultado final é uma construção entre a comissão, o trio e a Celuir que costurou e deu muitas ideias boas”.
Celuir Dutra realiza um lindo trabalho como costureira e se dedica a esse universo há cerca de 8 anos. “A Fecouva me acolheu já como um membro da festa. Poder confeccionar os vestidos, é ver neles a história de um povo, a fé e a esperança em ter nas mãos o seu maior fruto, que são as uvas e o morango. Ver o resultado final é extremamente gratificante, ainda mais quando feito em conjunto com as soberanas, sendo um marco na história da Fecouva”.
Está é a primeira edição em que, os vestidos da corte foram desenhados por uma soberana e vão ser confeccionados e bordados por todas elas.
“É com muita alegria que temos essa participação das soberanas nessa confecção dos vestidos, por que demonstra bem o que a Fecouva é, uma festa feita por toda comunidade, por todas as mãos”, relata Micael Molon Presidente da Fecouva.
Trecho entre Bento Gonçalves e Veranópolis teve 102 quedas de barreira; DNIT investe R$ 700…
O fato resultou na morte de Sandra Letícia de Carli e deixou outras três pessoas…
As informações passarão a ser apresentadas a partir de uma escala de cores associadas a uma…
Trajeto, com dois dias de duração, culmina com um missa campal a ser celebrada neste…
Projeto celebra 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e liga dez…
Após a liberação dos recursos do PAC e da validação do projeto de infraestrutura pela…
This website uses cookies.