Geral

Tradicional banho de leite celebra alta produção na Fenasul/Expoleite 2022

O tradicional banho de leite da raça Holandesa, realizado com leite de descarte e impróprio para consumo humano, foi o ponto alto do segundo dia da Fenasul/Expoleite 2022, ontem, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A comemoração festejou a vitória de duas propriedades de Carlos Barbosa no concurso leiteiro, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).

Na categoria Adulta, a grande campeã foi a matriz Penélope, de 4 anos, pertencente à Granja do Nini. A fêmea do expositor Felipe Zaro alcançou 77,60 quilos de leite após cinco ordenhas. Entre as jovens, a campeã foi a vaca 575 Rosebud, da Granja Cichelero. O animal do expositor Daniel Cichelero totalizou 67,67 quilos de leite.

Felipe Zaro, que representa a terceira geração de produtores de gado leiteiro da família. leva para casa o título após chegar, com as irmãs de Penélope, à segunda e à terceira colocações em 2019. “É uma gratificação ao nosso trabalho, baseadono investimento em genética”, celebra. Já para Daniel Cichelero, o resultado obtido pela fêmea 575 Rosebud deve-se à seleção genética e à alimentação balanceada, ministrada desde seu nascimento. “Nosso negócio é o queijo, por isso o foco não está na quantidade de leite produzido”, revela.

Outro destaque da exposição foi o julgamento dos estreantes bubalinos. Na produção leiteira, a campeã foi a búfala Índia. Entre os machos, o vencedor foi o touro Jair, já consagrado na Expointer 2021. Da raça Murrah, ambos são exemplares da Cabanha da Herdade, de Gravataí. “Pela primeira vez na feira, queremos apresentar os animais ao público e ao produtor rural como uma alternativa na produção de leite e de carne”, afirma a presidente da Associação Sulina dos Criadores de Búfalos (Ascribu), Desireé Möller.

Uma das expositoras que também aproveita a feira para explorar as oportunidades de mercado é a criadora da raça Jersey Angela Maraschin, da Cabanha Gema, de Santa Rosa. Segundo ela, os insumos em alta e os preços estáveis do produto dificultam o trabalho de quem aposta no leite como principal fonte de renda. “Esperamos que a feira impulsione as vendas de animais, embora o valor proveniente dessa parte do negócio corresponda a apenas 15% da nossa receita”, diz.

Com entrada gratuita, a Fenasul Expoleite se encerra no próximo domingo (22).

Fonte: Correio do Povo

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

O que acontece se ferver casca de limão com água por 10 minutos

Imagine um aroma cítrico intenso se espalhando pela casa, trazendo sensações de frescor, limpeza e…

2 minutos ago

Como multiplicar a helicônia-papagaio por touceira da forma certa

A helicônia-papagaio é uma dessas plantas tropicais que roubam a cena em qualquer jardim com…

19 minutos ago

3 erros que impedem o singônio de crescer saudável em vasos

O singônio é uma daquelas plantas que conquistam corações com suas folhas únicas e cores…

31 minutos ago

Cidades participantes do ‘Projeto Antigranizo’ na Serra Gaúcha serão definidos até 10 de maio

Depois da formalização, um grupo de trabalho irá alinhar as ações e a elaboração do…

60 minutos ago

Incêndio atinge lancheria desativada no Centro de Bento Gonçalves

Fogo teve início por volta das 15 horas desta segunda-feira (28) e foi controlado rapidamente…

2 horas ago

Comerciantes de Bento Gonçalves apostam em alta nas vendas para o Dia das Mães

Levantamento revela otimismo entre lojistas, com expectativa de crescimento médio acima de 11% nas vendas

2 horas ago

This website uses cookies.