Geral

Toffoli libera para julgamento no STF descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, devolveu nesta terça-feira o caso que pode descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, para julgamento. Este movimento coincide com a discussão na Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse de qualquer quantidade de entorpecentes.

Histórico do Caso no STF

Toffoli havia pedido vista dos autos no dia 6 de março, adiando a decisão para analisar melhor o processo. Atualmente, o placar do julgamento está em 5 a 3 a favor da descriminalização. Votaram a favor os ministros Gilmar Mendes (relator do processo), Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e a ministra aposentada Rosa Weber. Votaram contra os ministros Cristiano Zanin, Nunes Marques e André Mendonça. Ainda restam votar os ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia, além do próprio Toffoli.

A devolução dos autos por Toffoli ocorreu às 14 horas, e logo após, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados iniciou a análise da PEC 45/2023, conhecida como PEC das Drogas.

PEC das Drogas na Câmara dos Deputados

A PEC, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), propõe a criminalização da posse e do porte de qualquer quantidade de drogas, incluindo a maconha. O relator da PEC na Câmara, deputado Ricardo Salles (PL-SP), busca acelerar a aprovação do texto antes que o STF finalize o julgamento.

Durante a tumultuada sessão da CCJ, o relatório de Salles foi lido após uma hora de sessão, mas um pedido de vistas coletivo de deputados do PT e do PSOL adiou a votação do parecer para a próxima semana. A proposta no Senado havia recebido uma emenda do relator na CCJ, senador Efraim Filho (União-PB), que inclui penas alternativas à prisão e tratamentos contra a dependência química para os usuários de drogas.

Detalhes da PEC 45/2023

A PEC estabelece que a posse e o porte de entorpecentes são crimes, independentemente da quantidade. O texto da emenda constitucional diz: “A lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.

O Senado aprovou a PEC em dois turnos em abril, com votações de 53 a favor e 9 contra no primeiro turno, e 52 a 9 no segundo turno.

Implicações e Próximos Passos

A devolução do caso por Toffoli ao STF e a votação iminente da PEC das Drogas na Câmara representam um momento crucial para a política de drogas no Brasil. A decisão final do STF sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal pode ser influenciada pelo andamento da PEC, que busca endurecer as leis contra a posse de entorpecentes.

Se a PEC for aprovada antes do término do julgamento no STF, a legalidade do porte de maconha para uso pessoal pode enfrentar novos desafios legais e constitucionais, criando um cenário complexo para a legislação sobre drogas no país.

Cristiano Gauer

Recent Posts

Dois homens são presos por tráfico de drogas em Lagoa Vermelha

Foram apreendidos 4,8 kg de maconha, dinheiro, quatro celulares, uma balança de precisão e um…

15 minutos ago

Suspeito de planejar ataque a bomba em show de Lady Gaga é preso no RS

A ação foi impedida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) e o Ministério…

1 hora ago

Governo Federal abre inscrições para 3,1 mil novas vagas do Programa Mais Médicos

Candidatos podem se inscrever a parti desta segunda-feira (05)

2 horas ago

Rua Angelo Basso, em Galópolis, em Caxias do Sul, terá obras para melhorias a partir desta segunda-feira (05)

Em caso de chuva os trabalhos serão suspensos e iniciados com dia favorável

3 horas ago

Horóscopo de segunda-feira, 05/05: início de semana com foco em decisões práticas

Confira o horóscopo de segunda-feira com foco em decisões práticas, produtividade e relações sólidas para…

3 horas ago

Colisão entre quadriciclo e carro deixa um morto na VRS-813, em Garibaldi

O acidente ocorreu neste sábado (03) a noite no km 12 da rodovia

4 horas ago

This website uses cookies.