Geral

Termômetros no Rio de Janeiro chegam a 42,5°C, e capital fluminense bate novo recorde do ano

O calor intenso no Rio de Janeiro atingiu níveis recordes neste sábado, 18, com a estação de Marambaia, na zona oeste da capital, registrando uma temperatura de 41,9°C ao meio-dia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o sistema AlertaRio, da prefeitura carioca, informou que a sensação térmica chegou a 59,7°C em Guaratiba, no começo da manhã, na mesma região.

No dia anterior, Guaratiba já havia registrado uma sensação térmica de 59,3°C, o maior índice já registrado no município desde que o AlertaRio começou a fazer a medição, em 2014. Segundo o Inmet, as temperaturas ainda devem subir neste final de semana, o que pode resultar em novos recordes.

Além disso, o Rio de Janeiro está sob alerta de tempestade emitido pelo Inmet até as 12h deste domingo, 19, assim como São Paulo, todo o Centro-Oeste e partes do Espírito Santo e de Minas Gerais. A chegada de uma frente fria pelo litoral no sábado deve provocar temporais, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h na região Sudeste. É esperada uma queda brusca na temperatura, que tem se mantido alta durante essa onda de calor.

Em São Paulo, por exemplo, a previsão do instituto é de uma queda de 13°C entre sábado e domingo. Além disso, há risco de granizo devido ao contraste de temperaturas. Apesar disso, o Inmet emitiu um alerta sobre a persistência da onda de calor, com temperaturas 5°C acima da média por cinco dias, até este domingo, para Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Entre domingo e segunda-feira, 20, grandes volumes de chuva são esperados em São Paulo, especialmente no centro-norte do estado, capital, região metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba, além do sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A onda de calor que atinge o Brasil tem causado impactos significativos, como o recorde na demanda por energia elétrica na última segunda-feira, 13. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi alcançado um recorde na demanda instantânea de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), atingindo a marca de 100.955 MW (megawatts) às 14h17. Foi a primeira vez na história do SIN que a carga superou os 100 mil MW.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Sepultamentos de segunda (28) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

16 minutos ago

Viva com Saúde – 29/04/2025 – Odontologia Moderna

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…

16 minutos ago

Cozinha Viva: Dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca crocantes e dourados, fáceis de fazer, perfeitos para petiscos, acompanhados de molho…

16 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 29 de abril

Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…

46 minutos ago

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

7 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

7 horas ago

This website uses cookies.