‘Superlua Azul’ ilumina o céu na noite desta quarta-feira. (Foto: Divulgação/Observatório Heller & Jung)
A noite de hoje é de Superlua. E a maior do ano. Neste 30 de agosto ocorrerá a segunda e última superlua do ano. A lua estará maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra.
A Superlua de hoje é também chamada de “lua azul” por ser a segunda lua cheia do mês – a primeira ocorreu no dia 1º de agosto. Ela não fica azul, exceto sob a presença na atmosfera de material particulado de incêndio florestal ou de uma erupção vulcânica.
No fenômeno desta quarta, a distância entre Lua e Terra será a menor de 2023. Assim, observadores poderão ver o satélite natural maior e mais brilhante do que em condições comuns. De acordo com especialistas, a lua deve ficar até 30% mais brilhante e até 14% maior em comparação com as luas cheias convencionais.
Conforme explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, uma boa hora para observar a Superlua é quando ela estiver mais próxima do horizonte, logo após o pôr do sol ou no dia seguinte antes do nascer do Sol. Nessa posição a lua parecerá ainda maior e poderá apresentar belas variações de tonalidade, devido às partículas suspensas na atmosfera.
O evento lunar começa às 22h35 e vai até a próxima quarta (6), quando o satélite fica na fase minguante, às 19h21. Contudo, a lua inicia o processo de decrescer já nesta quinta-feira (31).
*Com informações de Met Sul Meteriologia
Ato deu continuidade à preparação da 146ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
Ao fazer a declaração de Imposto de Renda, a população pode destinar parte do imposto…
Tarifa de transporte seletivo também sofre aumento e passa para R$ 7,90; créditos com valor…
A prisão ocorreu no bairro Jardim América depois que a equipe da Força Tática abordou…
A jovem de 24 anos foi flagrada no bairro São Roque com cocaína, maconha, balanças…
Ação visa eliminar os possíveis mosquitos adultos e interromper a transmissão da doença
This website uses cookies.