(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)
A jornalista e empresária Soraia Hanna palestrou na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul nesta segunda-feira (24), com um tema atual sobre reputação e gestão de riscos das empresas. Na Reunião Almoço (RA), ela salientou a importância de manter uma boa comunicação entre empresa, funcionários e público em geral, além de destacar o papel da imagem na construção do valor de uma marca.
Como sócia-diretora da empresa Critério Resultados em Opinião Pública, Soraia apresentou dados que mostram a cultura do tema. Segundo ela, 76% dos executivos brasileiros atribuem o valor de suas empresas à reputação e 1/3 da avaliação financeira das empresas nas 15 maiores bolsas de valores do mundo vêm da reputação corporativa. Para ela, reputação é um acúmulo de boa vontade, fazendo o que é certo.
Na palestra, Soraia Hanna salientou por algumas vezes a expressão “crises vem e passarão”, com o intuito de ressaltar que as crises não vão cessar por completo, independente do contexto, mas há como prevenir e até mesmo, torná-las superadas. Para superação desse empecilho, a empresária destaca que é necessário se trabalhar o estoque de boa vontade. “Acredito que a questão mais importante é essa prevenção de quem trabalha com a gestão e com a cultura de comunicação interna. Como a gente faz isso? A gente precisa trabalhar os estoques de boa vontade. Tenho que dizer o que a minha empresa já está fazendo, na área ambiental, na sustentabilidade, no relacionamento com a comunidade, nos compromissos sociais, nas entregas dos produtos, na qualidade dos produtos, eu tenho que sempre estar noticiando, repetindo, as pessoas precisam dessa repetição”.
Como a jornalista destacou em determinado momento da palestra, “todos os caminhos levam à política”, o contexto das eleições de 2022 geraram, em alguns casos, conflitos entre gestão e funcionários, devido às diferenças de pensamento de cada um, situações que, por momentos, causou a demissão de funcionários. Soraia dispara que algumas empresas precisam seguir protocolos, além de definir uma persona para fazer a comunicação entre as partes, tanto o público interno como o externo.
“Vivemos, infelizmente, uma crise de valores, e nessa crise de valores cada um quer colocar a sua ordem com força, com o grito. E não é assim. Sabemos que tem que ter empatia, tem que ter respeito. Acho que em um primeiro caso, para as empresas, e até acho que é importante, um case que aconteceu nas eleições é: com previsibilidade tudo fica mais fácil para a gente gerir. Tem que ter protocolos nas empresas. Quem é que fala em nome da empresa? Eu já vi casos e tivemos que trabalhar muitos casos em que um sócio divergia do outro, então, vamos dar clareza nesses protocolos, como se prevenir, o que a gente pode falar de política. Acho que a falta de não saber o que acontece dá margem para interpretações. E quando dá essa margem, as pessoas se perdem e aí é um contra o outro e é muito ruim para a democracia”.
Ainda, conforme a especialista, a conjuntura econômica, o cenário de instabilidade e a polarização constante são gatilhos que tornam o debate cada vez mais próximo das empresas. Da mesma forma, o contexto econômico global e brasileiro gera incertezas e desconfiança nos ambientes corporativos e fazem a sociedade optar por marcas com posicionamento e ação. “Não basta fazer uma nota ou querer agradar sem conversar com a realidade a partir de ações concretas. Atitude gera confiança, fundamental no jogo da reputação”, afirmou Soraia.
E durante uma crise, o que fazer? Soraia elencou algumas ações: fazer um plano de blindagem, identificando riscos potenciais antes da crise acontecer; identificar claramente o problema, reunindo todas as informações; criar um comitê de crise; estabelecer o alinhamento oficial definido pela organização e compartilhar com o time; e não se afundar no problema, o trabalho não pode parar.
Ao final de sua apresentação, Soraia destacou a importância da profissionalização da gestão de riscos e do suporte corporativo à comunicação. Para a empresária, a gestão de riscos e a construção da reputação são uma necessidade para empresas e instituições.
Fotos: Alice Corrêa/Grupo RSCOM
Mais sobre a palestrante
Além de empresária, Soraia Hanna é jornalista dedicada ao estudo e aos resultados alcançados junto à opinião pública. Formada pela PUCRS, participou da gestão de comunicação de quatro governos estaduais — atuando na Secretaria de Comunicação (coordenando a editoria do Interior), Casa Civil, Secretaria Geral de Governo, Secretaria de Desenvolvimento e Gabinete do Governador. Atuou ainda na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e na coordenação da Assessoria de Imprensa do Banrisul.
Na Critério desde 2013, Soraia comanda o atendimento de ações estratégicas para grandes marcas, instituições, governos e líderes públicos. Com artigos publicados em veículos de imprensa e participação em centenas de projetos, é especialista em gestão de risco e gerenciamento de crises.
Equipe de Fábio Matias retoma as atividades nesta terça-feira (29)
Aravena não será opção para o técnico Mano Menezes
Equipe colorada entra direto na terceira fase da competição nacional
Dia será de tempo firme, com sol no território gaúcho
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…
This website uses cookies.