
Em uma noite marcada por reconhecimento e celebração, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) realizou nesta sexta-feira (28) a entrega do 31º Mérito Metalúrgico Gigia Bandera. A premiação reconheceu empresários que se destacaram pela contribuição ao setor.
Nesta edição, receberam o mérito Gigia Bandera: Delmar Rugeri, da Rugeri Mec-Rul; Isabel Cristina de Almeida Rizzo, da Galvânica Guarany; e Márcio Slomp, da Comlink Equipamentos Eletrônicos.
A empresária Isabel Cristina de Almeida Rizzo destacou a importância da homenagem num setor historicamente masculino.
Esse prêmio vem ao encontro de toda essa trajetória, porque por muito tempo a mulher não esteve à frente dos negócios. Hoje eu me sinto nessa condição. Então esse prêmio vem trazer pra nós um rconhecimento de um trabalho da mulher frente à indústria. Também fortalece a todos nós empresários, que precisamos muito desse apoio para continuar lutando pela nossa cidade”, afirmou.
Para o empresário Márcio Slomp, da Comlink, estar entre os homenageados representa a realização de um sonho e o peso da história da indústria caxiense.
“Esse prêmio para mim é indescritível. É saber que os nossos sonhos se concretizaram, que eu consegui chegar onde sonhei, que é ser empresário, ser engenheiro, trabalhar com aquilo que eu mais amo, que é a eletrônica. É muito emocionante porque meu nome está junto com pessoas que construíram Caxias e que fizeram a cidade dar grandes saltos econômicos, sociais e educacionais.”
Também foram reconhecidos o Projeto Inovador, com os sócios Andreus e Willian Teles Paz, da Carbonatech, e o Jovem Empreendedor, Andrigo Perini, da Perini Soluções Industriais.

O presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, destacou que a premiação carrega a força da própria indústria caxiense, já que os indicados são sugeridos pelos mais de 1,6 mil associados da entidade.
“O Mérito Gigia Bandera foi criado para enaltecer empresários e empresárias que investem no nosso setor. É um reconhecimento que não vem do próprio Simecs, mas da sociedade industrial. São colegas do setor que entendem que essas pessoas fazem por merecer e ajudam a transformar a comunidade.”
História e legado
O troféu Gigia Bandera traz o rosto de Luiza Carolina Zanrosso Eberbe, a Gigia, imigrante italiana pioneira da indústria caxiense. Ela simboliza os 150 anos da imigração italiana no RS, reforçando a ligação entre tradição e futuro.
O evento também marcou os 68 anos do Simecs completados no último dia 25. Durante a cerimônia, Rezler destacou avanços da entidade nos últimos três anos, como a realização da Electric Move, que passará a se chamar ENOVA – Feira de Tecnologia, Mobilidade Sustentável e Eficiência Energética, em 2027.
Participaram da solenidade autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes de entidades empresariais e instituições da região.