Comentário de Sílvia Regina. (Foto: Reprodução)
Eu tenho razões para estar meio desiludida com o futebol: sou gremista roxa; meu time está se arrastando na Série B; o Grêmio não tem um time, só um amontoado de jogadores, uns muito bons e outros abaixo da crítica; e, da administração, não vou dizer nada, porque me vem à mente o rosto do Dênis Abraão e isso me provoca náuseas.
Mas não são essas as únicas razões do meu desânimo, nem ele decorre só das condições específicas do meu time do coração. O desânimo é geral, do futebol como um todo. E, o motivo é ele ter se constituído nessa fonte perene de violência dentro e no entorno dos estádios de futebol, e de gente que aproveita os eventos para destilar ódio e racismo; para agir feito bestas desumanas.
É verdade que há milhares e milhares de torcedores que vão aos estádios apenas apoiar o time de sua paixão; apreciar o espetáculo, enfim, torcer. Porém, há uma parte ínfima que estraga toda a beleza e a segurança do esporte; são criminosos e até assassinos, e não torcedores, que, de modo animalesco, vão para ver o sangue jorrar e o coração dos outros dilacerar.
São aqueles que promovem desde ataques aos jogadores e torcedores adversários, dentro de ônibus e fora dos estádios, como dentro deles, não importando se ferem com palavras, gestos e ações; se sangram, cegam, mutilam ou matam, acham que faz parte do pacote.
Depois do feito, a gente fica esperando a ação da “Justiça” (devagar e sem pressa) e a dos Clubes, que nunca tardam em declarar que envidarão todos os esforços para identificar os torcedores faltosos, mas, cá entre nós, pouco fazem para bani-los dos estádios, porque têm outros focos de interesse.
Certo é que todos que vão, desde o deslocamento, não estão seguros; nem os atletas estão realmente seguros. Aliás, se eu fosse um deles, teria muitas exigências e reivindicações a fazer, inclusive em relação à responsabilização mais contundente de violências de atletas contra atletas, árbitros etc. que, não raro, enveredam para selvageria também. Melhor que eu fique só na desilusão.
Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…
O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias
Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…
A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…
O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…
É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…
This website uses cookies.