Geral

Sindiserv rebate declaração de Daniel Guerra sobre falta de médicos em Caxias

Após o pronunciamento do prefeito Daniel Guerra na manhã desta quarta-feira, dia 7, durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo, sobre a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a diretora de saúde do Sindiserv e também membro do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Fernanda Borkhardt, rebateu os argumentos para a efetivação do Programa UBS+ com a terceirização do Pronto Atendimento 24h.

Prefeitura irá tentar, mais uma vez, a implantação do UBS+ (Foto: Maicon Rech)

“A grande maioria dos médicos já sinalizou a exoneração caso sejam transferidos às UBSs, pois já existe uma organização em virtude de consultórios e outros compromissos profissionais”, salienta.

De acordo com o Borkhardt, outro fator que merece atenção são as especialidades. No atendimento básico, há uma grande demanda para ginecologistas e pediatras.

“Não há Ginecologistas no PA 24h e a capacitação profissional de médicos generalistas, inseridos nos Programas de Estratégia Saúde da Família (ESF), é um método eficiente de atendimento a crianças e adultos”, defende.

A criação de uma Residência específica para médicos que tenham perfil voltado o ao atendimento comunitário, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), já foi inclusive alvo de discussão entre Sindiserv e Secretaria Municipal de Saúde.

Outro alvo de crítica foi a atribuição de culpa ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), pela falta de médicos, conforme explica a diretora de saúde do órgão.

“A gestão do serviço nas UBS compete ao Executivo. Transferir esta responsabilidade ao Conselho significa abrir mão da gestão. É uma grande falha colocar a população contra os conselheiros, que durante três anos, fora os porta-vozes das suas comunidades”, critica.

Por outro lado, o prefeito Daniel Guerra disse no evento, em resposta aos questionamentos, que sem o UBS+, Caxias seguirá com a falta de profissionais.

“A gente foi impedido de iniciar 2018 entregando a solução para a população de Caxias do Sul porque o conselho anterior indeferiu, não autorizou, que pudéssemos implantar o programa como foi apresentado para os conselheiros e para a comunidade. Então, eu peço a todas as pessoas que quando forem numa UBS, falem, registrem, mas procurem o seu representante no Conselho e peça a ele, diga: autorize o prefeito a implantar o UBS+. Enquanto não nos deixarem trabalhar, continuaremos tendo falta de profissionais nos serviços de saúde. Precisamos que haja sensibilidade, em especial do conselho de saúde”.

Maicon Rech

Recent Posts

Câmara de Pinto Bandeira vota contratação de profissionais e apoio a projeto sobre trabalho rural

Sessão de 6 de maio tratará de contratações na saúde e veterinária, além de projeto…

7 minutos ago

Rota dos Capitéis inaugurará sinalização e é nova opção em turismo na Serra

Roteiro Rota dos Capitéis inaugurará sinalização e é nova opção em turismo na Serra

15 minutos ago

Caxias do Sul organiza ‘Caravana da Saúde a Brasília’ para ampliar número de leitos

O grupo será composto por representantes do Executivo, Legislativo e entidades representativas e assistenciais do…

32 minutos ago

O Mistério Do Conclave: Entre O Visível E O Invisível

Que os cardeais lembrem: não estão escolhendo apenas um administrador, mas um farol para a…

41 minutos ago

Com chave de ouro, ‘Menino do RH’ e Top Of Mind, ARH Serrana comemora 37 anos

O encerramento acontece nesta terça-feira (6) no auditório da CIC Caxias, com o stand-up do…

54 minutos ago

Joaquim Fronza, de Bento Gonçalves, conquista bicampeonato gaúcho de kart em Vacaria

Victor Loose, de Carlos Barbosa, garantiu o vice-campeonato, destacando a Serra Gaúcha na competição

1 hora ago

This website uses cookies.