Geral

Sindilojas e CDL se posicionam contrários as tendas de ambulantes pelas ruas de Caxias do Sul

No dia 22 de abril, uma equipe da Prefeitura de Caxias do Sul realizou a entrega das tendas para os vendedores ambulantes. Cerca de 100 estruturas físicas que tem 1,20m de largura e 1m de comprimento serão montadas em espaços demarcados nas calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano.

De acordo com a prefeitura esta medida é provisória, para que os ambulantes desocupem o passeio público, em diversas vias do município. Contudo, as entidades Sindilojas e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se posicionaram contrárias a instalação destas estruturas.

O presidente do Sindilojas, Rossano Boff, destacou que os comerciantes estão insatisfeitos.

“Causa um transtorno pro comércio local e pro comércio fixo, pro comércio estabelecido o qual paga os seus tributos. Muitas vezes um aluguel extremamente alto e hoje a despesa fixa toda ela é muito alta, então prejudica. A gente tem uma questão de uma insatisfação do nosso comércio em relação a isso. Acaba desvalorizando aquele imóvel e aquele estabelecimento fixo e correto.”

O presidente da CDL, Renato Corso, reforçou que é injusto com os lojistas de Caxias, pois estes pagam 50% de impostos em cada produto que eles vendem. Corso acredita que a prefeitura não deveria ter disponibilizado as tendas e sim já direcionado a um espaço físico.

“A nossa sugestão para o prefeito e secretários é que já fosse direto pra um local fechado, um centro de compras ou um shopping popular. Inclusive nós demos até ideias de alguns terrenos, no centro da cidade. Mas a gente respeita o prefeito, a decisão que ele tomou, ele pediu 18 meses para depois fazer esse trabalho num centro de compras. Porque a maneira que tava na calçada, bloqueando a calçada sem fiscalização é um prejuízo muito grande para o comércio, é uma concorrência desleal, já que o lojista hoje paga 50% de imposto de todo o produto que está a venda na sua loja. E, depois ele paga aluguel, IPTU, funcionários, a carga tributária muito caro. A gente respeita os ambulantes, mas precisa encontrar um espaço deles mas não dessa maneira no passeio público.”

Ambos os presidentes ressaltaram que agora aguardam a fiscalização como prometido pela prefeitura. A prefeitura entregou as tendas e fez um sorteio para que os ambulantes ocupem os espaços. Entretanto, nesta segunda-feira (2), alguns ainda seguiam pelas ruas de Caxias, ocupando os locais impróprios.

Paula Brunetto

Recent Posts

Alecrim no parapeito da janela: o repelente natural que funciona de verdade

Alecrim no parapeito da janela funciona como repelente natural e purificador energético. Saiba como cultivar…

4 horas ago

Semana de viradas e revelações: veja o que o horóscopo da semana de 5 a 11 de maio reserva para o seu signo

Horóscopo da semana: veja as previsões de 5 a 11 de maio com tendências para…

4 horas ago

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Conceição, em Bento Gonçalves

Com o suspeito, os policiais encontraram 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois…

5 horas ago

Metsul alerta para risco de semana com chuva excessiva e temporais no RS

Quarta, quinta e sexta são os dias em que o tempo pode ficar mais severo

6 horas ago

GM prende 44º foragido este ano em Caxias do Sul

Em outra ação, também no sábado, a GM prendeu uma mulher por tráfico de drogas…

7 horas ago

Na Arena, Grêmio vence Santos por 1×0 e sai do Z-4

Na estreia de Mano Menezes na Arena, Christian Oliveira fez o gol da vitória do…

8 horas ago

This website uses cookies.