Geral

Setor de fornecimento de alimentos tem crescimento recorde na pandemia

O segmento de confeitaria passa por um boom em 2020, com crescimento vertiginoso do número de novos empreendedores desde o início da pandemia. Segundo uma pesquisa recente do Sebrae, 25% da população adulta está envolvida com a abertura de um novo negócio, o maior índice das últimas duas décadas. O número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 10,2% no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado, e a principal categoria é a de Fornecimento de Alimentos, com 25 mil novos registros, e os Serviços Ambulantes de Alimentação estão entre os dez mais da lista, com 6,5 mil novos registros.

Empresas que fornecem insumos para o segmento comemoram o aumento na demanda e notam a necessidade de buscar inovação para o novo público que chega. “De abril até agora contabilizamos um crescimento de 800%, quintuplicando o tamanho da companhia. A pandemia fez com que as pessoas buscassem uma nova fonte de renda e fazer doces e bolos em casa para vender é um alternativa viável para a grande maioria”, conta Anderson Oliveira, que ao lado de Charles Erthal é sócio-diretor da Sulformas, maior distribuidora de formas ecofriendly do país.

Para a confeiteira Pat Nascimento, que comanda a marca curitibana Bebê Brigadeiro, em Curitiba, a pandemia trouxe oportunidades de novos negócios e também muita criatividade. “Com a pandemia, fiz adequações tanto no cardápio quanto nas embalagens, além dos novos cuidados na rotina de produção e entrega. Pude também me aperfeiçoar como doceira e aprender novas técnicas, uma vez que a demanda de eventos se estagnou totalmente. Apesar de todo o caos do período, ocupei novos espaços nesse mercado e passei a fazer um importante exercício criativo que certamente já abriu e continuará abrindo portas”, detalha Pat, cujo negócio é focado no delivery.

As perspectivas para o próximo ano são de que, com a retomada das atividades, a economia volte a girar e os negócios criados em 2020 obtenham sucesso cada vez maior. “Nosso prognóstico para 2021 é vender 35 milhões de formas e conquistar uma fatia cada vez maior do mercado”, finaliza Anderson.

Redação Leouve

Recent Posts

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

2 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

3 horas ago

Prefeitura de Caxias do Sul apresenta balanço de ações realizadas após um ano das enchentes

Dos R$ 20 milhões utilizados para recuperação da cidade, mais de R$ 10 milhões são…

3 horas ago

Ambulatório Trans completa um ano de atendimento especializado em Caxias do Sul

O serviço já soma 990 atendimentos neste primeiro ano de atuação na cidade

4 horas ago

Caxias vence o Guarani, entra no G-8 e segue 100% como mandante na Série C

Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená

4 horas ago

Confira o resultado das loterias desta segunda-feira (28)

Foram sorteados os prêmios da Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e a Super Sete

4 horas ago

This website uses cookies.