Geral

Serviços públicos municipais funcionarão normalmente nesta quinta-feira em Caxias do Sul

Os serviços públicos municipais voltam à normalidade nesta quinta-feira (01/06). Reunidos em assembleia no largo do Centro Administrativo, os servidores municipais de Caxias do Sul aprovaram, no final da tarde desta quarta-feira (31), a proposta apresentada pela Comissão de Negociação da Administração. Com isso, a categoria encerra o estado de greve e mantém as atividades normais, após realizar um dia de paralisação.

A proposta da administração, aprovada pelos servidores, contempla quatro itens:

1. Ingressar em juízo para contestar o entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) quanto à inclusão dos terceirizados e das contribuições previdenciárias no cálculo que determina o percentual de gastos com pessoal sobre a receita corrente líquida (entenda melhor abaixo);

2. Garantia do não encaminhamento, até 31 de dezembro de 2024, do projeto de lei da Reforma Administrativa;

3. Enviar à Câmara de Vereadores projeto de lei para garantir a vigência imediata da legislação relativa ao regramento de aposentadorias dos servidores PCDs;

4. Enviar à Câmara de Vereadores projeto de lei ajustando o regramento da integralidade de vencimentos aos servidores que teriam esse direito.

O prefeito Adiló Didomenico destaca que o município, frente a uma situação financeira sem precedentes na história, tem feito esforços para manter os salários em dia e conseguiu repor a inflação de 2021 e de 2022. “Diante das dificuldades, avançamos até onde podemos”, pontua.

Os resultados orçamentários do primeiro quadrimestre apontaram que as receitas totais do município tiveram variação real de apenas 0,33% em relação a igual período do ano passado. A arrecadação do ICMS, principal fonte do município, ficou 17,26% abaixo em valores reais em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado. Essa queda foi compensada, em grande parte, pelo incremento real de 7,32% nas receitas próprias, decorrentes de tributos municipais como IPTU e ISSQN. Esse esforço irá prosseguir para permitir que, independentemente da decisão judicial, Caxias do Sul não ultrapasse o limite prudencial após o segundo quadrimestre do ano.

O que é limite prudencial

A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece um limite prudencial de 51,3% para os gastos com pessoal sobre a receita corrente líquida. Uma vez ultrapassada esta faixa, o município fica impossibilitado de conceder qualquer tipo de reajuste salarial ou vantagem, criar cargos ou funções e até mesmo de substituir servidores que deixam o serviço público (exceto, neste caso de reposição, nas áreas de saúde, educação e segurança).

Após o encerramento do primeiro quadrimestre, o percentual acumulado nos últimos 12 meses (maio/22 a abril/23) em Caxias do Sul alcançou 51,43%, ultrapassando em 0,13 ponto percentual o limite prudencial, o que gerou apontamento por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Pelo critério atual, as despesas com funcionários terceirizados e os aportes do Executivo no fundo de previdência estão incluídos neste cálculo. Ao ingressar na Justiça, a administração busca segurança jurídica para voltar a operar abaixo deste limite, sem as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Demandas da categoria

Os itens 2, 3 e 4 da proposta tratam de reivindicações apresentadas pela categoria. A reforma administrativa, na visão dos servidores, colocaria em xeque direitos adquiridos ao longo da história.

Já os projetos de lei referentes às pessoas com deficiência e à integralidade ajustam pontos da Reforma da Previdência, preservando os direitos dos servidores ao se aposentarem.

Redação Leouve

Recent Posts

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

35 minutos ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

1 hora ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

2 horas ago

Acidente na Rota do Sol deixa um ferido e trânsito lento em Caxias do Sul

Colisão no quilômetro 78 da ERS-122, envolveu um Ford Fiesta que acabou ficando prensado entre…

3 horas ago

Museu da FEB em Caxias do Sul é fechado temporariamente após tentativa de roubo

A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27)…

3 horas ago

Três homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Caxias do Sul

As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…

3 horas ago

This website uses cookies.