Geral

Serviço de acolhimento para pessoas em situação de rua em Caxias do Sul tem vagas esgotadas

Atualmente Caxias do Sul conta com três espaços que realizam o acolhimento institucional para pessoas em situação de rua e desabrigo. São eles, a Casa de Passagem Carlos Miguel dos Santos, Casa de acolhida São Francisco de Assis e Programa de Apoio a Saída da Rua (PAS Rua). Todos são ofertados com recursos da Prefeitura de Caxias, por meio de parceria entre a Fundação de Assistência Social (FAS) e a Associação Mão Amiga.

Após força-tarefa na cidade, articulando ação em conjunta da FAS e da Secretaria Municipal da Saúde, as vagas em serviços de acolhimento para as pessoas em situação de rua pela primeira vez foram todas preenchidas. Segundo os dados dos Relatórios Mensais de Atendimento dos espaços, em 2023 houve uma média mensal de 229 acolhimentos, sendo que entre duas a três vagas ficavam em aberto diariamente. Já, nestes primeiros três meses de 2024 foi observado o aumento da adesão aos serviços especializados.

No primeiro mês da força-tarefa houve aumento expressivo da necessidade de vagas de acolhimento, necessitando de novo planejamento e aumento de vagas para o município. Atualmente Caxias do Sul possui em cada casa de passagens capacidade para 40 pessoas. Além disso, o Programa de Apoio à Saída das Ruas, que possuía 40 metas e atualmente está atendendo 50 pessoas.

A presidente da FAS, Georgia Tomasi, ressalta o primeiro mês de força-tarefa, que destaca a atuação conjunta da abordagem social da FAS com a saúde, ocupando totalmente a capacidade dos espaços, evidenciando a demanda de ampliação de vagas.

“A divulgação do objetivo dos serviços que a prefeitura oferta na nossa cidade estão dando resultados e as pessoas estão tendo a oportunidade de acessar os espaços e terem os seus direitos e oportunidade de reorganização das suas vidas garantidas.”, anuncia Georgia Tomasi.

Além do aumento na procura por vagas em serviços de acolhimento, o Centro POP Rua, que realiza a regulação das vagas, teve um aumento de 10% de pessoas acessando o serviço mensalmente nestes últimos meses. Sendo assim, o histórico de vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua em Caxias do Sul custeadas pelo município passou de 80 vagas em 2020 para até 140 vagas provisoriamente em 2024.

 

Cristiano Gauer

Recent Posts

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 05 de maio

Hoje é o Dia Internacional da Língua PortuguesaO santo do dia é São José Benedito…

17 minutos ago

Mensagem do dia: Arrume suas gavetas

Você pode reorganizar o seu mundo interno mostrando simbolicamente que está arrumando externamente.

17 minutos ago

Alecrim no parapeito da janela: o repelente natural que funciona de verdade

Alecrim no parapeito da janela funciona como repelente natural e purificador energético. Saiba como cultivar…

8 horas ago

Semana de viradas e revelações: veja o que o horóscopo da semana de 5 a 11 de maio reserva para o seu signo

Horóscopo da semana: veja as previsões de 5 a 11 de maio com tendências para…

8 horas ago

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Conceição, em Bento Gonçalves

Com o suspeito, os policiais encontraram 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois…

9 horas ago

Metsul alerta para risco de semana com chuva excessiva e temporais no RS

Quarta, quinta e sexta são os dias em que o tempo pode ficar mais severo

10 horas ago

This website uses cookies.