De política e de reivindicação por obras públicas constituiu-se a visita da senadora Ana Amélia Lemos a Bento Gonçalves que culminou com uma reunião-almoço prestigiada como há algum tempo não se via no Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves. Na noite de quinta-feira ela falou a acadêmicos na UCS e elogiou o interesse dos mesmos pela política. Na manhã de sexta-feira esteve na Cooperativa Aurora, de quem se diz amiga de longa data e depois dirigiu-se ao CIC.
Mas a marca da visita foi a mobilização político empresarial em torno de reivindicações que lideranças regionais esperam ver atendidas. Estas passam pelo pedido na celeridade no atendimento de cirurgias ortopédicas no hospital de referência em Caxias do Sul, mas especialmente pela conclusão da BR 470 no trecho entre André da Rocha e Lagoa Vermelha, um trecho de 45 km. A senadora informou que o assunto será pauta em reunião com o ministro dos transportes Valter Casimiro, no próximo dia 22 .
Foi apresentado um estudo sobre a rodovia. O pedido para conclusão da estrada parte de uma região com cerca 300 mil habitantes e que registrou, em 2015, um PIB de R$ 13 bilhões. Além de escoar a produção, desafogaria o trânsito da BR-116. A ideia é que a BR 470 seja utilizada para acessar o centro do país. Segundo o Plano de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul e o Plano Nacional, existe a previsão de duplicar dois trechos da rodovia na região, entre Bento Gonçalves e Nova Prata até 2024 e entre Bento e Carlos Barbosa até 2029. “Queremos antecipar isso, mas precisamos transformar o que parece uma estrada do interior neste trecho de 45 quilômetros em efetivamente na nossa rodovia da região nordeste do Rio Grande do Sul”, disse Monica Mattia, Docente da Universidade de Caxias do Sul, que produziu o estudo, e Coordenadora Executiva do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede-Serra).
A pauta será entregue ao ministro dos Transportes, Valter Casimiro, no próximo dia 22, em audiência com representantes políticos e de entidades regionais. Outra necessidade da Serra, entregue para a senadora, é sua intervenção, através do Ministério da Saúde, para agilizar o atendimento a 2,8 mil pessoas que aguardam a realização de cirurgias ortopédicas.
A mobilização uniu mais de 20 entidades setoriais e de cerca de 40 prefeituras de municípios da região em torno da conclusão das obras na BR 470. O presidente do CIC, Elton Paulo Gialdi resume assim o momento: “Estamos reunidos independentemente de partidos políticos, acima de interesses individuais, lutando para reivindicar essa importante melhoria para a região. Não estamos pleiteando privilégios ou favorecimentos por parte do Governo, apenas condições básicas de estrutura para uma região que tanto produz e já provou sua capacidade, competência e vocação empreendedora”. Além do pedido de finalização no norte do estado houve o lançamento do que seria a semente do pedido de duplicação do trecho entre o município de Carlos Barbosa e o distrito de Tuyuti.
Ressaltando a importância desse engajamento também sob o viés político, Gialdi tornou a provocar a necessidade de envolvimento dos cidadãos, especialmente do empresariado, na tomada de decisões – seja em âmbito municipal, estadual ou federal. “Por muito tempo, deixamos o país ao encargo de políticos totalmente despreparados e até mesmo motivados por intenções nada nobres. Como resultado, hoje temos um país dilapidado, loteado por interesses obscuros, pessoais e partidários. Agora, é hora de reagir. Precisamos aprender a fazer política – não aquela partidária, mas a construtiva. Essa é a ferramenta que decide o futuro das sociedades e nós precisamos assumir papel ativo e responsável nesse processo. Somente assim poderemos ver nossos interesses corretamente representados e reivindicar aquilo que entendemos como prioridade: segurança, saúde, educação, infraestrutura, redução tributária, entre outros”, diz.
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