Geral

Semestre registra menor número de mortes no trânsito do RS em 14 anos

Com menor circulação de pessoas e veículos nas ruas em função da pandemia, o Rio Grande do Sul registrou, nesse primeiro semestre, o menor número de mortes no trânsito desde 2007, quando o DetranRS adotou a metodologia atual de acompanhamento dos feridos em até 30 dias depois do acidente. Foram 696 mortes em acidentes de trânsito de janeiro a junho de 2020, um número 14% menor do que o primeiro semestre do ano passado. A redução semestral é a maior desde 2016, quando as mortes haviam caído 15% em relação ao mesmo semestre do ano anterior. O balanço da acidentalidade 2020 foi divulgado pelo DetranRS nesta quinta-feira (13).

Comparando-se ao primeiro semestre de 2019, a redução da acidentalidade foi verificada em todos os tipos de usuários (motoristas, pedestres, ciclistas etc), exceto entre os motociclistas. Apesar da pandemia, o número de condutores de duas rodas mortos no semestre foi exatamente o mesmo do ano passado. Foram 200 vidas perdidas conduzindo motos.

Segundo o diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci, há uma preocupação com esses condutores, muitos deles profissionais que seguiram trabalhando durante o período de isolamento social com o aumento da demanda por entregas. “Eles merecem uma atenção especial do Estado, assim como os profissionais da saúde, já que estão mais expostos, não somente ao vírus, mas também às ocorrências de trânsito, como nos mostram as estatísticas”.

Municípios

Alguns municípios destacam-se na redução da acidentalidade. Analisando-se os municípios que registraram mais de 20 mortes na soma dos primeiros semestres de 2019 e 2020, Caxias do Sul, Pelotas e Gravataí tiveram as maiores reduções: 68%, 61% e 50%, respectivamente, representando 58 vidas preservadas no semestre somente nessas três cidades.

Acidentes com morte

O registro de acidentes com morte também teve uma queda histórica. Foram 638 acidentes que resultaram em uma ou mais mortes no semestre. O número é o mais baixo da série histórica e 14% menor que no mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 740 acidentes com mortes nas ruas e rodovias gaúchas.

Redação Leouve

Recent Posts

Horóscopo para sexta-feira, 2 de maio: Lua em Virgem pede organização de ideias e emoções

A sexta-feira chega com a Lua em Virgem em trígono com Júpiter, trazendo uma energia…

8 minutos ago

Dupla é presa com armas, colete e carros roubados em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

Adolescente de 17 anos e homem de 35 foram flagrados com armas, munições e colete…

41 minutos ago

Incêndio atinge setor de serragem de empresa em Garibaldi

O fogo foi contido e não se espalhou para outras áreas da empresa. Apesar do…

1 hora ago

Governo confirma recuperação da Rota do Sol com melhorias em acessos de Caxias do Sul e São Francisco de Paula

Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…

1 hora ago

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

3 horas ago

This website uses cookies.