Geral

Semeadura do milho atinge 68% da área na região da Fronteira Noroeste e Missões

A semeadura do milho nas regiões fronteira Noroeste e Missões, até o momento, atinge 68% da área estimada para essa nova safra. De acordo com o escritório regional da Emater Regional, a estimativa é que neste ano o percentual de área a ser cultivado na região terá em torno de 80% do total de área semeada com o milho grão,restando ainda 12% para ser concluído o plantio neste primeiro momento. Os 20% restantes da área serão cultivados no início de 2023.

O instituto atribui o avanço da semeadura às boas condições de clima e umidade do solo, uma vez que os agricultores aproveitaram para garantir a germinação. A área estimada de milho para a safra 2022/2023 no Estado é de 831.786 hectares. A produtividade média esperada é de 7.337 kg/ha no RS, projetando uma produção de 6 milhões e 100 mil toneladas. Na região das Missões e fronteira Noroeste, a estimativa é que sejam implantados mais de 129 mil hectares. Também iniciou o plantio do milho silagem para a nova safra.

O agrometeorologista da Embrapa de Passo Fundo, Gilberto Cunha, acredita que além do clima, o sistema tradicional que a região possui de plantar o milho seguido da soja favorece o avanço da semeadura da cultura. “O sistema milho-soja tem ganhado cada vez mais espaço nessa região do Estado. O milho do cedo viabiliza a soja na sequência”.

Para o agrometeorologista, o aspecto que mais beneficia esse sistema de semeadura é o fator econômico. “Mesmo com menos potencial de rendimento quanto à planta no tarde, têm sido obtidos rendimentos economicamente viáveis nesse sistema milho-soja. A soja no tarde tem menor potencial de rendimento, mas a combinação milho mais soja é atrativa para os produtores da região”.

De acordo com a Radiografia da Agropecuária, divulgada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, os maiores produtores de milho do Estado, são: Palmeira das Missões, Muitos Capões, Venâncio Aires, Vacaria, São Luiz Gonzaga, Doutor Maurício Cardoso, Caxias do Sul, Bom Jesus, Itaqui e Cruz Alta.

Fonte: Grupo Sepé

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Moradores do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha, solicitam policiamento fixo nas escolas

Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…

2 minutos ago

Estelionatário com mais de 90 passagens pela polícia é preso em Caxias do Sul

Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…

37 minutos ago

Mesmo com atuação fraca, Inter marca no final e vence o Maracanã-CE pela Copa do Brasil

Colorado errou pênalti e teve dois gols anulados pelo VAR, mas garantiu a vitória com…

42 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (29)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias

2 horas ago

Hospital Geral de Caxias do Sul recebe R$ 2 milhões para ampliação do serviço de cardiologia

A verba, destinada por indicação de Denise Pessôa (PT), atende a área de alta demanda…

3 horas ago

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

3 horas ago

This website uses cookies.