Geral

Semana começa com chuva e temporal no RS

A semana que se inicia será marcada pela chuva. Modelos numéricos analisados pela MetSul indicam que o tempo firmaria no estado somente no começo da semana que vem com ar frio e de alta pressão chegando ao estado. Todos os dias da semana serão de instabilidade, especialmente na Metade Norte que pode terchuva forte e temporais isolados nesta segunda-feira, sobretudo perto de Santa Catarina.

Apesar do tempo instável, não chove o tempo todo e ocorrerão intervalos sem chuva e de melhoria ao longo da semana. Com mais dias de chuva pela frente, o risco de deslizamentos de terra e queda de barreiras é crítico na Serra. Os rios podem se elevar ainda mais com a persistência da instabilidade.

A MetSul alerta que haverá cheias de rios devido aos elevados volumes de chuva de e ainda o que se espera de precipitação nos próximos dias. Foram entre 100 mm e 200 mm em vários pontos da Metade Norte, ou seja, entre 100% e 150% da média histórica do mês todo no domingo. Onde mais choveu foi em faixa entre o Alto Jacuí, a região de Soledade, os vales, Norte da Grande Porto Alegre, a Serra, Aparados e localidades mais ao Norte do Litoral Norte.

Com a chuva, houve deslizamentos de terra e quedas de barreiras, além de transbordamento de arroios com inundações. Os altos volumes de precipitação na Serra e Campos de Cima preocupam porque são as regiões de nascentes do Taquari-Antas, Caí e Paranhana (que desemboca no Rio dos Sinos). Os volumes foram igualmente altos nas nascentes do Jacuí.

Com o que choveu, a MetSul projeta elevação acentuada no curto prazo de rios de resposta rápida e de alta declividade, casos do Taquari e Caí. Gravataí e Sinos, que nascem entre o Litoral Norte e a Serra, possuem resposta mais lenta assim como o Jacuí. Na segunda, espera-se ainda chuva volumosa em pontos mais ao Noroeste e ao Norte gaúcho. Sob este cenário, os rios com maior potencial de elevação na semana pela análise da MetSul são o Uruguai, Jacuí, Taquari, Sinos, Gravataí e Caí.

Exceção do Uruguai, todos desaguam no delta e no Guaíba, junto a Porto Alegre. Por isso, o Guaíba subirá no decorrer dos próximos dias e vai preocupar. Apesar do indicativo de cheias, a MetSul enfatiza que os níveis não atingirão as marcas observadas na primeira semana de maio.

Cristiano Gauer

Recent Posts

Como agir se um tatu for cavar no seu gramado

Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…

5 horas ago

O que significa ver uma coruja durante o dia no telhado de casa

Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…

5 horas ago

Como tirar cheiro de alho da tábua de madeira com 1 ingrediente simples

Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…

5 horas ago

4 erros que atrapalham o florescimento da maranta-riscada e como resolver

Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…

5 horas ago

Yucca amarelando? Descubra 4 causas e como salvar sua planta escultural

Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…

5 horas ago

Bento Gonçalves será palco da estreia da Tiramisù World Cup Brasil 2025

Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…

5 horas ago

This website uses cookies.