Brics anuncia inclusão de 6 novos membros, entre eles a Argentina. (Foto: Ricardo Stuckert)
“Decidimos convidar Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes para se tornarem membros permanentes do Brics. A nova composição passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2024”, disse Ramaphosa.
O debate sobre a expansão do Brics, que atualmente inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, esteve no topo da agenda durante as reuniões do bloco em Joanesburgo, na África do Sul, nesta semana.
A ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandorm, já havia adiantado na quarta-feira (23) que os líderes dos países chegaram a um acordo para adotar diretrizes de ampliação do Brics. Ainda na quarta, os cinco chefes de governo e de Estado do bloco se posicionaram a favor da expansão.
O presidente Lula declarou publicamente ser favorável à entrada de “vários países” e demonstrou, assim como membros do governo brasileiro, desejo de contar com a Argentina no bloco.
Nesta quinta-feira, Lula afirmou que o interesse de outros países em aderir ao bloco “mostra o quão relevante é a busca por uma nova ordem econômica mundial”. Mais de 40 países manifestaram interesse em aderir ao Brics e 22 pediram formalmente para serem admitidos no bloco, informaram autoridades sul-africanas.
Durante a cúpula, os membros também aprovaram uma resolução para estudar a criação de “uma nova moeda de pagamentos” dentro do bloco.
No início da madrugada, homem de 32 anos foi preso por porte ilegal de arma…
Foram localizadas 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois tijolos de maconha, além…
Os dois caminhoneiros, feridos, foram levados ao hospital de Antônio Prado. Não tem previsão para…
Foram apreendidas, ainda, 22 munições e uma pistola de pressão em ação no bairro Cruzeiro
Acidente envolveu uma VW/Saveiro e um caminhão. Vitima ainda não foi identificada.
O condutor da moto, de 20 anos, não sofreu ferimentos aparentes, mas apresentava sinais visíveis…
This website uses cookies.