Geral

Seis integrantes de organização criminosa são denunciados pelo MPRS por comércio ilegal de armas e outros crimes em três Estados

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) apresentou, nesta terça-feira, 2 de julho, a última denúncia contra membros de uma organização criminosa desmantelada pela Operação Contas Abertas. Realizada a partir de 14 de junho, a operação teve ações em cinco cidades gaúchas e em três outros Estados.

Na denúncia mais recente, seis investigados foram acusados de integrar a defesa armada do grupo, sendo responsabilizados por crimes de organização criminosa, comércio ilegal de arma de fogo e posse de arma com numeração suprimida. Com essas denúncias, o total de acusados chega a 26, divididos em três etapas: nesta terça-feira e nos dias 26 e 28 de junho.

Os outros 20 denunciados incluem “gerentes” de pontos de venda de drogas e líderes da facção criminosa. Eles enfrentam acusações de organização criminosa, tráfico de entorpecentes, financiamento e custeio ao tráfico de drogas e lavagem de bens e valores. No primeiro dia da operação, 32 pessoas foram presas. Posteriormente, mais duas fases ocorreram: em 20 de junho, com revistas em duas casas prisionais de Caxias do Sul, e em 17 de junho, com uma revista no Presídio Regional de Pelotas.

O promotor de Justiça Manoel Antunes, coordenador do 5º Núcleo do GAECO — Serra, destacou que a Operação Contas Abertas teve como objetivo principal combater a lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas de uma organização criminosa gaúcha com ramificações em várias cidades e outros Estados. Além disso, a operação visou atacar as finanças dos investigados. Mais de 270 contas bancárias foram bloqueadas, e dezenas de veículos e celulares foram apreendidos.

Com essas ações, o Ministério Público espera desarticular a estrutura financeira e operacional da facção criminosa, enfraquecendo suas atividades ilícitas e promovendo a segurança pública no Rio Grande do Sul e nas demais regiões afetadas.

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

12 minutos ago

Mulher é atropelada na faixa de segurança em Bento Gonçalves

Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…

32 minutos ago

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

1 hora ago

Em pronunciamento nacional, Lula defende debate sobre fim da escala de trabalho 6×1

Presidente realizou pronunciamento no rádio e na televisão pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira…

2 horas ago

Homem é preso com cocaína e maconha em São Marcos

Indivíduo, de 32 anos, foi detido em flagrante com 26 porções de drogas

2 horas ago

Três pessoas são presas por porte ilegal de arma e jogos de azar em Caxias do Sul

Ações ocorreram no Kayser e no Centro; armas, munições e máquinas caça-níqueis foram apreendidas

3 horas ago

This website uses cookies.