Geral

Segundo Famurs o setor agrícola do RS deixará de faturar mais de R$110 bilhões por conta da estiagem

Na manhã desta segunda-feira (7) o coordenador da Federação das Associações dos Municípios do RS – FAMURS, Salmo Dias de Oliveira, participou da programação da Jovem Pan – Serra Gaúcha. Oliveira falou sobre a estiagem, a busca de recursos e um evento que a Famurs deve promover nos próximos dias.

De acordo com o coordenador, 442 municípios gaúchos decretarem estado de emergência por conta da estiagem. Sendo que em sua maioria, as projeções de perdas ultrapassam os 50% das produções. Por conta disso, os municípios gaúchos vão ter perdas a médio e longo prazo, alterando a economia deles. Salmo Dias de Oliveira destacou que o Setor Agrícola do Rio Grande do Sul deixará de fatura mais de R$110 bilhões por conta da estiagem.

Desde outubro, a Famurs está percebendo as perdas pela estiagem e planejando, junto com os municípios, como lidar com estas e o novo plantio. Ainda, soma-se agora a guerra entre Rússia e Ucrânia que afetará a agricultura do mundo todo. Pois, estes países são grande produtores de trigo e de insumos como fertilizantes, ambos os produtos vão entrar em falta no mercado gerando custos aos demais países.

Por conta de todos estes problemas e já projetando a safra de inverno, a Famurs está em busca de recursos do governo. O representante da entidade está em Não Me Toque participando da Expodireto.

“Pra dizer a verdade está faltando os investimentos. Pra fazer a safra de inverno pelo menos dois bilhões serão necessários de seguro agrícola, pra manter a safra do trigo e o governo está tendo dificuldade. Esse é um momento que nós vamos discutir com os parlamentares, porque se tem dinheiro absurdamente pra gastar com o fundo partidário, por exemplo, cinco bilhões de reais, nós precisamos pelo menos garantir os meios de produção. Porque se não vamos acabar por matar a galinha dos ovos de ouro, se não tivermos produção não haverá recurso público, porque o recurso público acontece da mão do contribuinte, do trabalhador.”

Ainda, haverá nos dias 23 e 24 em Torres, a Assembleia de Verão da Famurs, onde os assuntos da estiagem, perdas de recursos e novos investimentos serão novamente trazidos ao debate. Desta vez, além dos prefeitos integrantes da entidade, estarão presentes os pré-candidatos ao governo estadual e a cargos federais, onde apresentarão suas propostas e devem incluir nelas os assuntos levados pelos prefeitos no encontro.

Confira a entrevista completa com o coordenador da Federação das Associações dos Municípios do RS – FAMURS, Salmo Dias de Oliveira.

Paula Brunetto

Recent Posts

Acidentes deixam três pessoas feridas na Rota do Sol, em Caxias do Sul

A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…

12 minutos ago

IPVA 2025 vence nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…

2 horas ago

Bento Gonçalves registra morte e mais dois casos de meningite em abril; Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

2 horas ago

Horóscopo para quarta-feira, 30 de abril: um dia para enxergar além do óbvio

O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…

2 horas ago

Perseguição termina em acidente e prisão de foragido em Caxias do Sul

O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…

3 horas ago

Incêndio de grandes proporções destrói restaurante no Centro de Gramado

As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…

3 horas ago

This website uses cookies.