Geral

Segunda edição de feira e visitação à Maesa será no dia 17 de julho, em Caxias do Sul

Após o sucesso da primeira edição do evento “Maesa Cultural” de domingo (22), as entidades que lideraram o movimento já definiram a nova data do próximo evento: 17 de julho, a partir das 9h. A ideia é manter sempre no terceiro domingo de cada mês. Apesar das avaliações positivas em relação ao encontro, tanto dentro quanto fora da Maesa, alguns ajustes foram sugeridos em reunião realizada nesta terça-feira (24/05), principalmente relacionados ao trânsito, à segurança, à sonorização e à distribuição de energia elétrica, entre outros.

Também surgiram dúvidas sobre quem poderá expor na próxima feira, tamanha a procura, mas essas questões serão esclarecidas e divulgadas em breve. Mais de 200 expositores participaram da ação, uma parceria entre a União das Associações de Bairros (UAB), Prefeitura e Câmara de Vereadores, com apoio de outras entidades.

Mais de 20 mil pessoas passaram pela Rua Plácido de Castro no domingo, sendo que alguns grupos ainda puderam fazer uma visitação interna no complexo da Maesa, o que ocorreu pela primeira vez na história e também deve se repetir paralelamente à feira. O vereador Rafael Bueno/PDT, presidente da Frente Parlamentar “A Mesa é Nossa”, do Legislativo, usou a tribuna na manhã desta terça-feira (24/05) para falar sobre o tema, além de mostrar imagens da movimentação, que se iniciou às 9h e terminou pouco antes das 19h:

“A Maesa é o principal tema da nossa cidade, de ocupação, o maior prédio público do Rio Grande do Sul e precisa de manutenção. No coração da nossa cidade, mais de 50 mil metros quadrados e mostra que a cultura pode ser aliada ao lazer, à diversão, ao entretenimento, ao comércio e também à economia solidária. Caxias do Sul tem sede de ocupar seus espaços. Fico muito feliz, porque fui ouvido pelo prefeito Adiló Didomenico, pela secretária Aline Zilli e pela primeira vez na história nós abrimos os portões para a comunidade. A participação da UAB, em nome da presidente, Valdir Walter, foi fundamental”, comentou Bueno, que sugeriu, ainda em 2016 que a Plácido de Castro fosse fechada aos domingos.

Bueno ainda destacou que centenas de pessoas ficaram um pouco tristes por não conseguiram entrar e visitar o complexo. “Mas tenho certeza de que iremos repetir com a comunidade, com grupos de escoteiros, escolas, clubes de mães, associações de bairro, afinal, a Maesa é minha, é tua, é nossa! Queremos e vamos ocupar a Maesa”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Pamela Jantsch

Recent Posts

Justiça condena empresa terceirizada por manter 210 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves

Fênix Serviços e seus proprietários devem pagar R$ 3 milhões em indenização; valor total em…

15 minutos ago

Caxias do Sul: concurso à Corte da Festa Nacional da Uva 2026 tem 12 candidatas inscritas

O concurso será realizado no dia 23 de agosto; confira o nome das candidatas e…

48 minutos ago

Acidentes deixam três pessoas feridas na Rota do Sol, em Caxias do Sul

A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…

1 hora ago

IPVA 2025 vence nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…

3 horas ago

Bento Gonçalves registra morte e mais dois casos de meningite em abril; Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

3 horas ago

Horóscopo para quarta-feira, 30 de abril: um dia para enxergar além do óbvio

O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…

3 horas ago

This website uses cookies.