Geral

Secretário de Justiça vai a Bento Gonçalves articular apoio aos trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, juntamente com representantes da secretaria, estiveram na tarde desta sexta-feira (24) em Bento Gonçalves para prestar apoio aos mais de 200 trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão. As vítimas foram localizadas por meio de uma ação conjunta entre Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na noite de quarta-feira (22), em um alojamento.

Ao chegar a Bento Gonçalves, Wesp se encontrou com o prefeito Diogo Siqueira e com o procurador-geral do município, Sidgrei Spassini. No encontro, Wesp comentou sobre as articulações da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) para apoiar as vítimas. Relatou ainda a conversa que teve, por telefone, com o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, que se comprometeu em ajudar todos os trabalhadores a retomarem suas vidas no Estado.

O titular da SJCDH informou que conversou, ainda pela manhã, com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e com representantes da Secretaria de Assistência Social. “Estamos à disposição para auxiliar em ações que podemos ajudar e queremos desenvolver na secretaria. Precisamos pensar na reinserção desses trabalhadores no mercado de trabalho e em políticas de acolhimento provisório até que eles possam voltar aos seus municípios”, detalhou Wesp.

“A presença de vocês aqui já mostra a real preocupação do Estado com essa situação. O caso é grave. Temos solidariedade com esse pessoal que foi induzido para trabalhar aqui”, disse Siqueira. Conforme o prefeito, cerca de 50 pessoas estão desnutridas e com problemas de saúde. Foram disponibilizados cobertores, comida, banheiros e chuveiros para os trabalhadores.

O procurador-geral está buscando uma maneira de disponibilizar transporte para o grupo retornar à Bahia. “O Ministério Público do Trabalho está tomando depoimentos. A situação no ginásio é temporária”, explica Spassini.

Além de Wesp, estiveram na prefeitura a secretária adjunta Caroline Moreira, a diretora do Departamento de Justiça, Vivine Viegas, o assessor de gabinete Eduardo Vaz e a diretora adjunta do Departamento de Políticas para Criança, Juventude e Adolescente da SJCDH, Olga Biffi. A comitiva contou, ainda, com a representante da Secretaria de Assistência Social, Angélica Frigo Rocha.

Redação Leouve

Recent Posts

Sepultamentos de domingo (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

35 minutos ago

Segunda (28) deve ser de sol e frio na Serra Gaúcha

A semana do trabalhador deve começar com temperaturas mais baixas e, também, tempo mais firme,…

35 minutos ago

Cozinha Viva: Lasanha de frango e espinafre

Lasanha de frango com espinafre: cremosa, fácil de fazer e perfeita para surpreender na refeição.…

1 hora ago

Viva com Saúde – 28/04/2025 – Prótese de Mama com Recuperação 24 horas

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Prótese de Mama com Recuperação…

1 hora ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 28 de abril

Hoje é o Dia da Educação e da SograO santo do dia é São Luiz…

2 horas ago

Mensagem do dia: Viver melhor

Pra viver melhor, não se preocupe. Se ocupe!

2 horas ago

This website uses cookies.