Geral

Secretária lamenta pedido da RGE para o corte de diversas árvores na Estação Férrea de Farroupilha

A secretária do Meio Ambiente de Farroupilha, Cristiane Girelli, comentou, em entrevista ao Grupo RSCOM, que a pasta está se colocando contra um pedido feito pela RGE junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) referente ao corte e a retirada de árvores do canteiro central da Rua Nataly Valentini, em frente a Estação Férrea da cidade.

Na manhã desta terça-feira (26) a reportagem esteve no local e verificou que das cerca de 30 árvores que existem no local, 17 estavam com uma letra “C” gravada com tinta vermelha.

Conforme Cristiane, em 2021, foi feito um pedido de instalação de uma rede de postes de iluminação no trecho que foi considerado muito escuro. O pedido era um atendimento a uma solicitação dos moradores próximos e frequentadores do local e visa melhorar a segurança das imediações.

Um projeto foi entregue para a RGE e este não mencionava a retirada de nenhum dos Ipês que ali estão plantados. O projeto, inclusive, fazia o pedido da chamada rede protegida, em que, caso ocorra de a vegetação atingir a fiação, não haveria nenhum transtorno como a queda de energia, por exemplo.

Ela diz que foi pega de surpresa com o pedido da RGE para que seja feita a retirada das árvores.

“Nós também fomos surpreendidos, Já que eles fizeram o pedido diretamente na Fepam e não houve qualquer tipo de comunicação ao município. A informação chegou até nós e o que estamos fazendo é enviar diretamente para a Fepam, que é o órgão licenciador, que nós não concordamos com essa supressão. Eu não sei até que ponto temos esse tipo de influência, mas encaminhamos nosso projeto e estamos em contato tanto com eles quanto com o representante da RGE em Farroupilha”, disse.

Para a secretária, a RGE tem o que ela chamada de “força tarefa” para “acabar com a arborização urbana” nas cidades, já que a medida da RGE, feita pela ANEEL, é o tempo em que as pessoas ficam sem energia. Com a identificação de que um dos problemas seria a vegetação alta, a empresa tem feito o corte deliberado das árvores em diversos pontos.

Foto: Cristiano Lemos/GrupoRSCOM

“Legalmente, não há o que fazer se o pedido for aceito”

Ela também deixou claro que, caso a Fepam dê a autorização para a RGE fazer o corte, a prefeitura de Farroupilha, legalmente, não terá o que fazer. A secretária também disse que lamenta a postura da RGE.

“Na nossa solicitação de iluminação para aquele local a gente já pediu e pagou mais caro para termos uma rede protegida. Claro que há a poda de contenção, mas caso a vegetação encoste da rede ela não irá desarmar por estar protegida. Então não tem muito sentido o que a concessionária está fazendo. O que é uma pena porque estamos tendo um bom relacionamento com eles e agora, de forma unilateral, eles decidem que precisa ser feita essa supressão“.

Em contato com o presidente da Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan), José Pancoto, a entidade disse que também se posiciona contrária ao corte das árvores, e que não descarta até mesmo um ato público no local caso haja uma resposta positiva por parte do órgão estadual.

A reportagem também encaminhou um pedido de informações para a RGE e para a Fepam, porém, não houve retorno até o fechamento desta matéria.

O QUE DIZ A FEPAM:

Em nota enviada para a reportagem do Grupo RSCOM em 28/07, o órgão informou que:

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental informa que a supressão/poda da vegetação atende a Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) nº 381/2018, que trata do manejo florestal para implantação de redes de distribuição de energia elétrica até 38 kV.
A supressão/poda das árvores prevê a adequada manutenção da rede, de modo a garantir a segurança da população e a integridade do sistema, conforme normas técnicas do setor e realização das devidas compensações ambientais associadas.
Reforçamos que o manejo permanente dos indivíduos arbóreos encontrados no entorno das linhas é premissa para um sistema seguro e contínuo. Situações pontuais de excessos podem ser denunciadas via preenchimento de formulário disponível no Sistema Online de Licenciamento, no link secweb.procergs.com.br/sra/
As demais questões relacionadas à marcação das árvores e acompanhamento das podas, você deve entrar em contato diretamente com a RGE.
*Matéria atualizada em 21/08/2022, às 10h13min.
Cristiano Lemos

Recent Posts

Leite afirma que prioridade é a reconstrução do RS, mas sem abrir mão de candidatura à presidência

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan Porto Alegre 90.7 FM, emissora do Grupo RSCOM, governador…

7 minutos ago

Prédios públicos, pórticos e monumentos de Caxias do Sul vão receber iluminação cênica

Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação…

37 minutos ago

Ferrugem comemora 10 anos de carreira com show especial em Caxias do Sul

No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…

2 horas ago

Com estoques críticos, Hemocentro de Caxias do Sul mantém atendimento sexta (2) e sábado (3)

Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue

2 horas ago

Da Tempestade à Ação: Construindo Futuros Possíveis

Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…

3 horas ago

EGR prevê 120% de aumento no trânsito da Serra Gaúcha no Dia do Trabalhador

A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…

3 horas ago

This website uses cookies.