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Secretaria esclarece fatores que atrasaram obras na Ponte dos Korff no perímetro de Caxias do Sul

Desde o dia 11 de janeiro de 2021, a Ponte dos Korff que liga os distritos de Criúva em Caxias do Sul, com o de São Manuel, em Campestre da Serra, está interditada para uma reforma.

A empresa terceirizada Solaris Construtora tinha o prazo de 90 dias, para a substituição completa do tabuleiro de madeira, recuperação, jateamento e pintura da estrutura metálica treliçada, além de reparos nos pilares e fundações, em uma extensão de 59 metros sob a jurisdição de Caxias do Sul. Porém, até o momento, a reforma não foi concluída e o trecho segue bloqueado.

A assessoria da Secretaria Municipal de Obras, responsável pela fiscalização, foi procurada pela reportagem para esclarecer o atraso.

As obras de manutenção da Ponte dos Korff, foram iniciadas em Janeiro de 2021, com prazo de finalização das obras em Junho de 2021. As obras sofreram alguns atrasos, entre eles, eventos climáticos e fator da pandemia, esses incidentes geraram atrasos na entrega de insumos para a obra. Recentemente foi concluída a etapa de soldagem de reforço na estrutura metálica treliçada, o que também dependeu de bom tempo e baixa umidade para ser efetuado, agora estamos na fase de pintura, essa etapa, também precisa de tempo ensolarado e seco, sem umidade, para que seja efetuado. A estrutura está em local que fica entre duas encostas com um arroio ao centro, já há uma certa umidade presente no ambiente que se agrava nesta estação do ano, prejudicando, em alguns momentos, o andamento dos trabalhos, assim que concluirmos essa fase, passaremos a instalar as madeiras que já foram adquiridas.

Assessoria de imprensa – SMOSP

Ainda de acordo com a pasta, não há um prazo específico para a conclusão das obras, pois necessita-se de clima favorável. Segundo a declaração da assessoria agora a pressa é da empresa. O valor de custo desta obra é de R$305.472,60.

Construção da ponte

Inaugurada em 1907, a estrutura está localizada entre os distritos de São Manuel, em Campestre da Serra, e Criúva, em Caxias do Sul. Construída com rebites, sem uso de parafusos, a ponte tem extensão total de 108 metros e altura de 19,6 metros. Foi a primeira ponte construída sobre o rio das Antas. O caminho era usado por tropeiros desde o início do Século XX para fazer o transporte de mercadorias entre a região e as áreas centrais do país. Em 2006, a ponte foi declarada patrimônio histórico e cultural do estado.

Paula Brunetto

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