Foto por Semma/Arquivo/divulgação
Em dois meses, o Departamento de Proteção Animal (DPA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul prestou mais de 600 atendimentos à população, segundo a administração municipal. O serviço foi reativado após a mudança da Semma para a sede própria, junto ao Complexo da Maesa, entrada pela Rua Dom José Barea, 1.501, no bairro Exposição.
Das mais de 600 ligações registradas, cerca de 200 envolveram casos em que foram constatadas situações de maus-tratos ou vulnerabilidade, que geraram atendimentos a animais. Segundo o responsável pelo serviço do DPA, Rafael Neques Machado, a maioria das ligações se refere às castrações.
Por isso, orientações são dadas sobre como encaminhar o pedido.
“Nosso esforço é para que a população caxiense tenha o direcionamento mais preciso possível para o atendimento das demandas necessárias e cabíveis pela nossa legislação”, aponta Machado.
Sobre as castrações, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Semma, contratou no fim de maio a Animali Centro Médico Veterinário para atender a 1,2 mil felinas e cachorras no município. A medida foi possibilitada por meio do repasse do Governo do Estado de R$ 274,4 mil pelo programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”.
O contrato com a Animali, vencedora da licitação, tem vigência de um ano, inclui a microchipagem para gatas e cadelas com até 25kg e prevê a realização dos serviços, não o transporte dos animais, o qual fica sob responsabilidade dos tutores. São priorizadas as demandas protocoladas junto à Semma e os cadastros efetivados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contemplando famílias em vulnerabilidade social.
O serviço de atendimento telefônico do Departamento de Proteção Animal está disponível das 9h às 16h, de segundas a sextas-feiras, por meio dos números (54) 3901.1445 e 3901.1446. É possível efetivar denúncias também por meio do site semma.caxias.rs.gov.br.
Os servidores do DPA atuam na averiguação e fiscalização de denúncias de maus-tratos, aplicando a legislação ambiental vigente, zelando pela qualidade de vida dos animais. O setor também presta assistência aos bichos em situação de risco (acidentados ou enfermos) em vias públicas e que não tenham tutor. Após a denúncia é efetuado o resgate, com encaminhamento a tratamento veterinário e posterior entrada no Canil Municipal.
A semana do trabalhador deve começar com temperaturas mais baixas e, também, tempo mais firme,…
Lasanha de frango com espinafre: cremosa, fácil de fazer e perfeita para surpreender na refeição.…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Prótese de Mama com Recuperação…
Hoje é o Dia da Educação e da SograO santo do dia é São Luiz…
This website uses cookies.