Custo de Vida

Secretaria de Urbanismo inicia regularização fundiária do núcleo Floresta II, em Caxias do Sul

Secretaria de Urbanismo inicia regularização fundiária do núcleo Floresta II, em Caxias do Sul Secretaria de Urbanismo inicia regularização fundiária do núcleo Floresta II, em Caxias do Sul Secretaria de Urbanismo inicia regularização fundiária do núcleo Floresta II, em Caxias do Sul Secretaria de Urbanismo inicia regularização fundiária do núcleo Floresta II, em Caxias do Sul
Foto: Andréia Copini / SMU
Foto: Andréia Copini / SMU

Neste sábado (16), a partir das 8h, a equipe da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) estará no núcleo habitacional Floresta II para iniciar a regularização fundiária do local. Após a reunião, os moradores já poderão fazer o recadastramento, mediante apresentação da documentação, que servirá para iniciar os trâmites legais do processo.

O encontro ocorrerá na Rua Virgílio Curtulo, nº 17. A previsão de emissão dos títulos de propriedade do programa “Esse terreno é meu” às famílias é para o primeiro trimestre do próximo ano. A ocupação do Floresta II começou em 2004 em uma área verde de 10.510m², pertencente ao loteamento Sanvitto, a qual, hoje, está subdividida em 53 lotes.

Em 2019, o município facultou à comunidade a possibilidade de contratação, às suas expensas, dos estudos e laudos necessários para a análise da regularização fundiária da área. No ano seguinte, os moradores contrataram profissionais para o andamento do processo junto ao Poder Público e, a partir de então, a equipe técnica da SMU orienta e direciona sobre os critérios para a regularização fundiária. Já em 2021, diversas secretarias emitiram pareceres favoráveis à regularização, considerando a consolidação da área.

Conforme o titular da SMU, João Uez, esse primeiro encontro é de suma importância para que a comunidade local entenda o processo e tire as suas dúvidas. “Estamos convidando as cerca de 60 famílias para o recadastramento que ocorrerá no sábado. Essa será a primeira etapa para, logo ali na frente, entregarmos os títulos para quem reside na área. A nova lei encurta o tempo, os procedimentos e diminui as exigências para que possamos regularizar, contando com o apoio da comunidade”, afirma.

Documentos necessários ao recadastramento:

Pessoais

  • RG/CPF/CNH/Carteira de Trabalho
  • Comprovante/Declaração de residência
  • Comprovante/Declaração de renda
  • Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável (se for o caso, com averbação de óbito ou divórcio)
  • Certidão de óbito do cônjuge

Do imóvel

  • Ocupação original
  • Contrato de compra e venda ou de doação particular
  • Inventário/partilha
  • Declaração de bem único
  • Contrato de aluguel