Rua Bento Gonçalves, no trecho entre as ruas Do Guia Lopes e Feijó Júnior recebe alteração nos estacionamentos rotativos (Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)
Teve início na última segunda-feira (29) o processo de reclassificação de 500 vagas de estacionamentos rotativo em Caxias do Sul. As mudanças, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMTTM), já estavam previstas após a renovação do contrato com a empresa Rek Parking, assinada no último mês de maio, e devem ser finalizadas até 15 de setembro.
Dessa forma, está sendo feita a mudança de estacionamentos que deixarão de ser zonas verdes para tornarem-se zonas azuis, o que também acarretará em acréscimo no valor pago, saindo de R$ 2,00 por hora para R$ 4,00 pelo mesmo período. De acordo com o gerente de estacionamento rotativo da SMTTM, Rodrigo Tolves, não se trata do fim das áreas verdes, até porque elas estão previstas no contrato.
“Lá em 2012 quando ela foi planejada [área do rotativo], tínhamos algumas demandas de área azul, ou seja, área que concentra a maior parte dos veículos e necessita de uma rotatividade maior. Com o passar desses dez anos a cidade mudou bastante, a cidade cresceu, o número de veículos circulando aumentou bastante e questões de comércio. E, a gente fez uma avaliação e entendeu que seria necessário dar maior rotatividade nessas áreas”, justificou as mudanças.
Mesmo com o contrato entre prefeitura e Rek Parking sendo renovado até 2032, o gerente de estacionamentos rotativos destacou que outras mudanças e ampliação de zona verde para azul não devem acontecer.
“O índice de ocupação dessas novas áreas não condiz com o que precisa para ser zona azul. Então, acredito que ao longo desse contrato a gente não vá mais mexer em questões de reclassificação de áreas, só alguma coisa pontual, se fizer necessário”, afirmou.
Para que seja feita a reclassificação, a principal justificativa é o acumulo de veículos que buscam o determinado local. “Como a gente percebeu que a cidade cresceu, o centro comercial cresceu, as pessoas começaram a ficar por mais tempo além das duas horas dentro da área verde, uma porque ela é mais barata. E aí, fugindo completamente da lógica do estacionamento rotativo, que é oportunizar vagas”.
Confira abaixo os trechos que estão sofrendo a reclassificação nos estacionamentos rotativos em Caxias do Sul.
Com as atualizações e mudanças, as placas de estacionamento rotativos também serão alteradas. De acordo com Tolves, todas receberão um QR Code em que a população poderá ter acesso as legislações vigentes. Assim como está sendo feita a repintura das vagas de estacionamento para garantir a demarcação por maior tempo.
Ao mesmo tempo, 90 novos paquímetros, com sistemas mais tecnológicos, estão sendo instalados. Assim, garantem a possibilidade de pagamento por cartão e também via PIX, além deles contarem com o sistema “pay by plate”.
Recentemente, um dos paquímetros instalados entre as Ruas Sinimbu e Garibaldi chamou atenção. Ele está localizado muito próximo da faixa de pedestres, dificultando o fluxo de circulação. Segundo Rodrigo Tolves, sempre que a comunidade identificar questões como está, devem entrar em contato com a SMTTM para que a situação seja analisada e, se necessário, ajustada.
“Primeiro a gente instala conforme a solicitação, verifica se existiu ou se irá existir alguma dificuldade, e sendo constatado isso sem problema nenhum a gente vai lá e faz a readequação do local do parquímetro sem problema nenhum”, concluiu.
Os equipamentos são instalados visando uma maior facilidade para que os condutores possam retirar os tickets.
As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…
Última atividade com portões abertos acontece nesta quarta-feira (30)
Equipe de Fábio Matias já voltou aos treinos após derrota para o Internacional
João Pedro deve retomar espaço no time titular de Mano Menezes
Início da manhã pode ter nevoeiro e chance de geada em algumas regiões
This website uses cookies.