(Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini / Divulgação)
Em março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher (8), data que propõe a reflexão sobre a história e a luta das mulheres na busca pelo reconhecimento de seus direitos. Com o mote Diversidade Feminina, a Secretaria da Cultura (Sedac) e suas instituições vinculadas oferecerão uma programação especial durante todo o mês, com diversas atividades que direcionam a atenção para as conquistas e demandas da mulher.
O Mês da Mulher abordará questões de gênero, história, o protagonismo e pioneirismo feminino, dando espaço para que elas usem suas vozes. A programação será marcada por exposições, rodas de conversa, lives e conteúdos nas redes sociais.
“Queremos celebrar a diversidade da mulher gaúcha, abordando as diferentes realidades culturais e sociais, por meio da arte e da troca de ideias”, afirma a assessora de Diversidade da Sedac Clarissa Lima.
“A cultura tem um papel fundamental na criação de uma sociedade mais equânime, diversa e segura para viver. Nossa missão é continuar exaltando as conquistas femininas e seus talentos, com ações que corroboram para pontuar, discutir e buscar soluções para as questões que ainda perpassam as suas jornadas”, ressalta a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
Dia Internacional da Mulher
Oficializado em 1975, o Dia Internacional da Mulher reconhece o histórico feminino pela busca de direitos, além de proporcionar visibilidade às lutas atuais e diárias. Apesar de ser comumente relacionado com um incêndio em Nova York, em 1911, que resultou na morte de mais de uma centena de mulheres, a data de 8 de março marca um protesto de mulheres operárias contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), na Rússia.
Confira alguns destaques da programação:
Exposição fotográfica que homenageia mulheres negras gaúchas. Com curadoria de Clarissa Silva e Izis Abreu, no Espaço Oliveira Silveira (5º andar).
Local: Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre
Bate-papo com a cineasta gaúcha Camila de Moraes.
Local: perfil do MuseCom no YouTube
Ministrado por Débora Santos (Impulsione).
Inscrições pelo linktree do RS Criativo.
Local: Hub Criativa Birô – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – 3º andar, Porto Alegre)
Exposição em homenagem a editoras, escritoras e ilustradoras dedicadas à produção literária, com Clô Barcellos, Christina Cidade Dias e Paula Mastroberti. Inauguração às 15h. Disponível durante todo o mês de março.
Local: Rua André Puente, 318, Porto Alegre
Aborda as muitas faces de Honorina Castilhos, esposa do presidente do RS Julio de Castilhos, que habitou a casa que se tornou sede do Museu.
Local: Rua Duque de Caxias, 1.205, Porto Alegre
Para conferir a grade completa de apresentações, acesse o site https://www.estado.rs.gov.br/inicial.
Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé
Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…
Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…
Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…
É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…
A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades
This website uses cookies.