Geral

Santa Casa de Caridade de Uruguaiana realiza cirurgia inédita na Fronteira Oeste

Uma técnica para tratamento de tumores no fígado, inédita na região, foi realizada na Santa Casa de Uruguaiana, pelo Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO) Francisco Martins Bastos. Tratou-se de uma quimioembolização transarterial de tumor hepático para tratar um hepatocarcinoma (câncer primário do fígado). O procedimento foi realizado pelos médicos Diego Rossi Kleinubing (cirurgião hepatobiliar) e Eduardo Pedrolo (neurocirurgião), em conjunto com o serviço de Hemodinâmica. Participaram a cirurgiã do aparelho digestivo Lívia Maia Lellis e os anestesiologistas Rafael Dornelles e Vinicius Lameiro Porciúncula.

O primeiro paciente a ser submetido à técnica foi um homem de 76 anos, que recebeu alta 48 horas após o procedimento. “Ao executar o processo, nosso serviço passa a integrar um seleto grupo de hospitais do Rio Grande do Sul que realizam este tipo de tratamento”, aponta Kleinubing. De acordo com o especialista, o procedimento consiste em introduzir um microcateter na artéria hepática por meio da punção de uma artéria na perna e, a seguir, na artéria que nutre o tumor, injetando quimioterápico diretamente no local afetado.

A partir de agora, quimioembolização transarterial passa a ser uma opção aos pacientes com esse tipo de tumor em Uruguaiana. O especialista explica que o procedimento pode ser realizado para tumores hepáticos primários, classificados no estágio B, segundo o sistema de classificação de Barcelona (BCLC). “Esse tratamento vem a enriquecer o arsenal terapêutico para o hepatocarcinoma que a instituição já tem, como a cirurgia, a ablação por radiofrequência e o tratamento sistêmico”, completa.

A Santa Casa é referência regional em alta complexidade em oncologia, inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS), acolhendo pacientes de 11 cidades: Alegrete, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Itaqui, Santa Margarida do Sul, Quaraí, Manoel Viana, Barra do Quaraí, Maçambará e Uruguaiana, atendendo uma população de mais de 465 mil pessoas. São cerca de mil pacientes em tratamento atualmente pelo SUS, por convênios e particular.

Fonte: Correio do Povo

Paula Brunetto

Recent Posts

Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul terá troféu dos 150 anos da imigração italiana

Ele vai premiar a amostra de maior pontuação nas categorias de produtos engarrafados; data relembra…

35 minutos ago

Farroupilha recebe prova inédita de kart com 4 horas de duração neste sábado (3)

Evento das 125 Milhas de Endurance reúne cerca de 90 pilotos do RS e SC…

2 horas ago

Profissionais da Educação Infantil farão paralisação em Caxias do Sul na segunda-feira (5)

Ato mobiliza 800 profissionais da Gestão Compartilhada e cobra melhores condições de trabalho para atendimento…

2 horas ago

Vazamento de água há mais de 15 dias revolta moradores em Bento Gonçalves

População cobra agilidade da Corsan para resolver desperdício na rua Angelo Antonio Rizzi

3 horas ago

Horóscopo para sábado, 3 de maio: Lua em Câncer vem com avanços emocionais e reencontros inesperados

Horóscopo para sábado: veja o que o dia 3 de maio reserva para o amor,…

3 horas ago

Festa das Capelinhas celebra fé e tradição italiana em Pinto Bandeira neste domingo (4)

Evento terá missa, encontro de catequese e almoço festivo, além de marcar a última edição…

3 horas ago

This website uses cookies.