Geral

Samae leva água potável para Santa Tereza, Roca Sales e Cruzeiro do Sul

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a prefeitura de Caxias do Sul estão engajados no apoio às vítimas da cheia do Rio Taquari. Na última quarta-feira (6), a autarquia foi até os municípios de Roca Sales e Cruzeiro do Sul com 30 mil litros de água potável no caminhão-pipa que foram utilizados para abastecer os reservatórios e mais 5.280 copos envasados. No feriado de 7 de setembro, os esforços foram concentrados em Santa Tereza. Além dos dois caminhões-pipas com 30 mil litros de água potável que abasteceram o reservatório da cidade que está inoperante em virtude da falta de energia elétrica, a secretaria do Meio Ambiente também encaminhou ao município o caminhão-pipa com 8 mil litros de água não potável que ajudou na limpeza das casas e servidores da secretaria da Habitação.

O titular da pasta, João Uez, acompanhou a ação. “Conversamos com a prefeita Gisele que nos agradeceu e pediu que encaminhássemos os caminhões novamente nesta sexta e final de semana, já que agora o que as famílias mais precisam é de água para higiene pessoal e limpeza das residências”, relata Uez.

Também foram destinados 82 caixas com 3936 copos de água. O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, também se solidarizou.

“Por meio das autarquias integrantes da Assemae, estamos em contato com prefeitos e lideranças da região afetada para auxiliar dentro do que for possível e da nossa estrutura. Nos dividimos com a Comusa de Novo Hamburgo e o Dmae de Porto Alegre e cada um foi para uma cidade. O Samae esteve em Roca Sales, Cruzeiro do Sul e Santa Tereza principalmente para levar água para consumo humano. Estamos à disposição para enfrentar essa tragédia”, afirma.

Samae leva água potável para Santa Tereza, Roca Sales e Cruzeiro do Sul

O prefeito Adiló Didomenico, que também esteve em Santa Tereza, o mais atingido na Serra Gaúcha, participou na manhã desta sexta-feira (08) de uma reunião com o governador Eduardo Leite e prefeitos da região, em Bento Gonçalves, para tratar dos danos causados pelas fortes chuvas e do esforço de ajuda e recuperação.

Neste momento, como as cidades já estão com dificuldades de armazenamento e distribuição, a orientação para quem quiser auxiliar é procurar a Fundação Caxias, que faz o cadastramento de voluntários para atuar nas regiões atingidas pelas enchentes, pelos fones: (54) 3223.0528 ou (54) 9.9112.9890. A Fundação Caxias também está recebendo doações em dinheiro via PIX através da chave CNPJ 88667258000197.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Farrapos goleia Colonos e se classifica para as semifinais do Gaúcho de Rugby

Comandado por treinador auxiliar, time de Bento Gonçalves vence por 96 a 0 e garante…

24 minutos ago

Motociclista sofre fratura após acidente no Centro de Farroupilha

Homem de 59 anos ainda teve lesões na região da cabeça

1 hora ago

Homem desaparece em Farroupilha e família busca informações

Segundo relato da mãe, jovem seria caseiro, com estatura forte. Ele estaria vestindo uma bermuda…

1 hora ago

Horóscopo para terça-feira, 29 de abril: renove sua energia e transforme seus caminhos

Terça-feira chega com a força de mudanças sutis, mas fundamentais. Em vez de forçar situações,…

2 horas ago

Criadores da Matéria – Guardiões do Espírito

A inteligência artificial pode simular o pensamento, mas pode gerar uma consciência que transcenda sua…

2 horas ago

Homem é preso por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva em Bento Gonçalves

Suspeito foi detido pela Guarda Civil Municipal após invadir a casa da ex-esposa e causar…

3 horas ago

This website uses cookies.