Imagem: Getty Images
No mês de janeiro, o vazamento dos dados pessoais de mais de 220 milhões de brasileiros deixou a população em choque. As informações foram disponibilizadas para venda na internet, e o episódio foi noticiado em veículos de comunicação de todo o país.
Atualmente, o Brasil tem 212 milhões de habitantes, o que mostra que até quem já faleceu teve seus dados divulgados. O vazamento compreende 37 bases de dados que incluem nome, endereço, foto, score de crédito, renda, situação na Receita Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Parte dos dados, como nome e CPF, foi publicada na internet gratuitamente. Já o conjunto completo dos registros está sendo vendido em fóruns da rede.
Descubra se os seus dados estão nos pacotes comercializados na internet e o que fazer para se proteger:
Para descobrir se os seus dados foram vazados, é recomendado o site Fui Vazado! Ele indica se o CPF está no banco de dados e quais informações estão disponíveis sobre a pessoa física. Ao Tecnoblog, o desenvolvedor da página afirmou que o site não coleta os dados durante a consulta. A ferramenta também não exibe os dados, apenas “✅” e “❌” para cada categoria.
No caso de e-mail e senha, os vazamentos mais comuns, o site Have I Been Pwned ajuda ao buscar nas listas que já estão públicas. Em seguida, informa se os dados foram vazados ou não.
O que fazer se o seus dados foram vazados?
O que você pode fazer para proteger os seus dados:
Os golpes mais comuns para ficar de olho
A feira, que ocorre de 6 a 8 de maio, reúne expositores e compradores do…
Operação Occultare V para reprimir fraude fiscal no pagamento de ICMS de empresas localizadas na…
Evento ocorre entre os dias 12 e 16 de maio na cidade, gratuito e aberto…
Ação é uma realização da Prefeitura de Flores da Cunha, em parceria com a Rádio…
Representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Itália, Espanha e Alemanha já confirmaram presença no…
A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (06), cinco loterias
This website uses cookies.