Geral

Safra recorde de grãos deve bater mais de 300 milhões de toneladas

A safra agrícola de grãos deve bater recorde em 2023 e superar 302 milhões de toneladas. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso se confirme, o resultado corresponderá a 38,8 milhões de toneladas a mais do que o desempenho de 2022 (uma alta de 14,7%).

Na comparação com o levantamento de dezembro, o avanço na estimativa para a safra deste ano é de 1,9% (5,7 milhões de toneladas a mais). Ainda segundo o IBGE, os produtores brasileiros devem semear 75,8 milhões de hectares na safra de 2023 – um aumento de 3,5% na comparação com o ano passado (ou 2,6 milhões de hectares).

Destaque para o café

Em relação à produção brasileira de café, o levantamento do IBGE projeta 55,3 milhões de sacas de 60kg, o que significaria um crescimento de 5,7% na comparação anual.A produção de café arábica deve ser de 38,6 milhões de sacas (alta de 13,7% em relação a 2022), enquanto a safra de café canéfora (robusta e conilon) foi estimada em 16,8 milhões de sacas (queda de 8,9%). A estimativa do IBGE para a safra de café é superior à projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 54,9 milhões de sacas.

Artigo do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues – agricultor e engenheiro agrônomo ( publicado em 12/03)

A colheita da safra brasileira de grãos está acontecendo. Em todos os Estados produtores, milhares de colhedeiras são acionadas assim que o sol desponta no horizonte, seus operadores substituindo em novo turno quem trabalhou à noite enquanto o orvalho não umedeceu as vagens e as espigas. Os roncos dos motores de máquinas de várias marcas e tamanhos enchem de entusiasmo e orgulho os produtores rurais que plantaram a maior safra de grãos de todos os tempos no País.

Uma curiosidade: a primeira vez que o Brasil colheu 100 milhões de toneladas de grãos foi em 2001. Isto quer dizer que demoramos 500 anos para chegar a este número. Muito trabalho e muita luta permitiram dobrar este volume 14 anos depois: em 2015, colhemos 200 milhões! E agora, apenas 8 anos passados, mais 100 milhões de toneladas, e pela primeira vez superaremos os 300 milhões.

E 100 milhões é apenas o aumento da produção em 8 anos. Que outro país do mundo conseguiria essa façanha, sem nenhuma estratégia estabelecida, sem plano de metas, mas apenas com a vontade inquebrantável dos agricultores, as tecnologias geradas e algumas políticas públicas, como o crédito rural?

De 1990 até este ano, a área plantada com grãos dobrou (cresceu 103%), enquanto a produção poderá aumentar 430%. Se estes números impressionam, há outros mais fantásticos: hoje são cultivados no Brasil cerca de 77 milhões de hectares com grãos, considerando que em grande parte do território são semeados grãos duas vezes por ano, e até três, onde há irrigação. Pois bem: se tivéssemos hoje a produtividade por área de 1990, seria preciso plantar mais 126 milhões de hectares para colher a safra de 2023.

Segundo o Ibre/FGV, o PIB da agropecuária deve crescer 8% este ano, e o PIB total do País deverá aumentar algo em torno de 1%. E tem mais: em 2000, o agronegócio brasileiro exportou US$ 20 bilhões. No ano passado foram US$ 159 bilhões, para cerca de 200 países! Praticamente 8 vezes mais!

Com essa safra, o Brasil ajudará a reduzir a inflação de alimentos no mundo, que explodiu com a pandemia.

E os produtores, como ficam? Os custos de produção dessa safra aumentaram muito, em torno de 35%, dependendo da cultura semeada. E, segundo o FMI, os preços das commodities poderão ter uma redução média de 4,5%. Isso poderá trazer descasamento de renda rural.

Por outro lado, milhões de brasileiros passam fome, por falta de renda. Temas que irão visitar os escritórios de Brasília durante o ano inteiro.

*Com informações do Metrópoles e Estadão 

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Moradora denuncia descarte contínuo de lixo em terreno do bairro São José, em Farroupilha

Problema ocorre mesmo após ação de retirada de materiais por parte da prefeitura

26 minutos ago

Escolas de samba são premiadas no Carnaval de Rua 2025 em Caxias do Sul

Em noite de celebração, troféus valorizaram o engajamento das escolas. Também foi anunciada a eleição…

1 hora ago

Mais de 10 grupos manifestam interesse em construir creches em Caxias do Sul

Projeto da PPP da Educação Infantil está sendo apresentado em São Paulo; entrega de propostas…

2 horas ago

Eduardo Leite critica restrições à cidadania italiana e defende vínculos culturais da Serra Gaúcha com a Itália

Durante abertura de evento em Bento Gonçalves, governador afirmou conversou com o embaixador da Itália…

2 horas ago

Horóscopo para quinta-feira, 8 de maio: dia de recomeços e decisões firmes

Veja o horóscopo para quinta-feira, 8 de maio com previsões completas sobre amor, trabalho e…

3 horas ago

Miolo recebe convidados para apresentar novos vinhos e seu quinto terroir

Do Vale dos Vinhedos aos pés da Cordilheira dos Andes, grupo lança novos rótulos e…

3 horas ago

This website uses cookies.