Geral

Rússia faz acordo com a Ucrânia para troca de 48 crianças deslocadas pela guerra

A Rússia e Ucrânia alcançaram um acordo para a troca de 48 crianças afetadas pelo conflito nesta quarta (24), ao término de uma reunião entre autoridades de Moscou e Kiev no Catar. Segundo Maria Lvova-Belova, comissária russa para a infância, “29 crianças retornarão à Ucrânia e 19 à Rússia”.

Tanto o presidente russo, Vladimir Putin, quanto Lvova-Belova estão sob mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) desde 2023, acusados de deportar milhares de crianças ucranianas para a Rússia. Em março, quatro crianças ucranianas foram repatriadas da Rússia com mediação de Doha, seguindo outra operação semelhante em fevereiro, que envolveu 11 menores.

Nos últimos meses, o Catar desempenha um papel de intermediário na delicada questão da repatriação de crianças ucranianas que se encontram em território russo desde fevereiro de 2022. Estima-se que pelo menos 20 mil menores ucranianos foram deportados para a Rússia das áreas ocupadas em dois anos, embora este número possa ser ainda maior, já que abrange apenas crianças oficialmente identificadas. Cerca de 400 delas foram repatriadas pelas autoridades ucranianas.

Em março de 2023, o TPI emitiu mandados de prisão contra Putin e Lvova-Belova pelo suposto envolvimento direto na “deportação” de crianças ucranianas para a Rússia desde fevereiro de 2022. A Rússia nega as acusações, afirmando que protege os menores dos conflitos e se diz disposta a entregá-los às suas famílias na Ucrânia, que clamam por sua volta.

As autoridades russas também detalharam que lançaram um programa especial para receber essas crianças, algumas das quais são encaminhadas para acampamentos onde a educação patriótica é enfatizada. Apesar de a Rússia não ser membro do TPI, Putin enfrenta restrições em suas viagens internacionais devido à ameaça de prisão no exterior.

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Governo Federal abre inscrições para 3,1 mil novas vagas do Programa Mais Médicos

Candidatos podem se inscrever a parti desta segunda-feira (05)

27 minutos ago

Rua Angelo Basso, em Galópolis, em Caxias do Sul, terá obras para melhorias a partir desta segunda-feira (05)

Em caso de chuva os trabalhos serão suspensos e iniciados com dia favorável

1 hora ago

Horóscopo de segunda-feira, 05/05: início de semana com foco em decisões práticas

Confira o horóscopo de segunda-feira com foco em decisões práticas, produtividade e relações sólidas para…

2 horas ago

Colisão entre quadriciclo e carro deixa um morto na VRS-813, em Garibaldi

O acidente ocorreu neste sábado (03) a noite no km 12 da rodovia

2 horas ago

Governo do RS conclui 400 obras em escolas estaduais

Desde 2023 o investimento supera R$ 120 milhões

3 horas ago

Casal é preso por tráfico de entorpecentes em Farroupilha

Além da substância, foram encontrados dois celulares e recolhido o veículo

4 horas ago

This website uses cookies.