(Foto: Divulgação/Nasa)
O robô Perseverance, da Nasa, registou imagens de Phobos, a lua em forma de batata de Marte, cruzando a face do Sol. Segundo a NASA, “essas observações podem ajudar os cientistas a entender melhor a órbita da lua e como sua gravidade puxa a superfície marciana, moldando a crosta e o manto do Planeta Vermelho.”
O eclipse foi registrado no dia 2 de abril e durou pouco mais de 40 segundos, o que o torna muito mais curto em relação a um eclipse solar envolvendo a Lua da Terra. Isso ocorre porque Phobos é cerca de 157 vezes menor do que o satélite da Terra.
A Nasa explica que a câmera Mastcam-Z do Perseverance possui um filtro solar que age como um óculos de sol para reduzir a intensidade da luz do fenômeno. “Você pode ver detalhes na forma da sombra de Phobos, como cristas e saliências na paisagem da lua”, disse Mark Lemmon, astrônomo que orquestrou a maioria das observações de Phobos por Marte.
À medida que a lua circula Marte, deforma levemente as rochas na crosta e no manto do planeta, devido à força de sua gravidade. Com isso, os geofísicos poderão entender melhor o interior do planeta. Como Phobos se aproxima da superfície de Marte, está condenada a colidir com ele em dezenas de milhões de anos.
Fonte: Correio do povo
Alecrim no parapeito da janela funciona como repelente natural e purificador energético. Saiba como cultivar…
Horóscopo da semana: veja as previsões de 5 a 11 de maio com tendências para…
Com o suspeito, os policiais encontraram 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois…
Quarta, quinta e sexta são os dias em que o tempo pode ficar mais severo
Em outra ação, também no sábado, a GM prendeu uma mulher por tráfico de drogas…
Na estreia de Mano Menezes na Arena, Christian Oliveira fez o gol da vitória do…
This website uses cookies.