Geral

Rio Grande do Sul registra muita chuva, raios e queda de granizo

Conforme previsto pela MetSul Meteorologia, a chuva iniciou hoje pela manhã pela Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e região das Missões. Imagens de satélite mostravam nuvens muito carregadas avançando pelo território gaúcho, trazendo altos volumes. No município de Entre-Ijuís, o acúmulo já havia sido de 73 milímetros, e em Ijuí, chegou a 72 milímetros em 24 horas, conforme os monitoramentos dos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Na região Central, o registro foi de 31 milímetros em Faxinal do Soturno, também conforme o Cemaden. Em Lagoa Vermelha, houve o registro de queda de granizo, “do tamanho de ovos de codorna”, segundo afirmou o coordenador municipal da Defesa Civil, Admilson Ferreira da Silva. “Tivemos registros de queda na localidade de Campinas, no interior, porém não houve registros de danos a propriedades”, comentou ele. Conforme o coordenador, o registro até o final da manhã era de cerca de 30 a 40 milímetros de chuva.

Em Santo Ângelo, nas Missões, houve enxurrada e acúmulo de água em diversos pontos do município, além de três atendimentos referentes a alagamentos nos pátios das residências. “No entanto, não alagou no interior das mesmas”, afirmou o diretor da Defesa Civil Municipal, Paulo da Rosa. De acordo com ele, o Arroio Itaquarinchim, que corta Santo Ângelo, havia elevado a aproximadamente 50 centímetros do nível normal. Não houve desalojados ou desabrigados.

Em Porto Alegre, uma árvore caiu na rua Sacadura Cabral, bairro Petrópolis, entre as ruas Lagoinha e Maranguapé, no bairro Petrópolis, bloqueando a via. Fios ficaram energizados sobre a pista na avenida Plínio Brasil Milano, próximo à rua Cacequi, no Passo D’Areia, e houve um semáforo fora de operação, no cruzamento da avenida Alberto Pasqualini com a rua 24 de Agosto, no Jardim Itu-Sabará.

Conforme a MetSul, a causa dos fortes temporais isolados foi a formação de nuvens carregadas ainda nas províncias argentinas de Misiones e Corrientes, em razão de uma frente fria. Além dos intensos volumes de precipitação, houve ainda a queda de raios, com maior incidência também na região Noroeste gaúcha. Em si, a chuva pode provocar ainda elevação de rios que já estavam baixando após os episódios anteriores de precipitações, e há risco de deslizamentos e quedas de barreiras.

Fonte: Correio do Povo

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Ligação ao novo esgoto em Farroupilha pode aumentar conta de água em até 70%

Moradores terão até 120 dias para adaptar canos à nova rede

1 hora ago

Profissionais da educação infantil protestam por melhores condições de trabalho em Caxias do Sul

Falta de estrutura, acúmulo de funções e desigualdade com servidores municipais motivaram paralisação em 50…

2 horas ago

Homem é atacado por puma em Maquiné, no Litoral Norte do RS

Agricultor foi ferido após ser surpreendido pelo felino na zona rural; estado de saúde é…

2 horas ago

Havan mira Garibaldi: nova loja pode chegar à Serra Gaúcha ainda em 2025

O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, esteve em Garibaldi nesta última quinta-feira (1º)…

3 horas ago

Três homens morrem em acidentes no trânsito durante fim de semana na Serra

Colisões em Bento Gonçalves, Garibaldi e Salvador do Sul envolveram carro, moto e quadriciclo; vítimas…

3 horas ago

Três pessoas são presas com mais de 14 kg de maconha em Caxias do Sul

Em outra ação, homem de 70 anos foi preso por porte ilegal de arma em…

4 horas ago

This website uses cookies.