Geral

Rio Grande do Sul deve ter inverno menos frio e mais chuvoso que na média dos anos anteriores

Com início nesta quarta-feira (21) e encerramento em 23 de setembro, o inverno de 2023 deve apresentar no Rio Grande do Sul temperaturas mais elevadas em relação à média histórica do Estado. Mas o ingresso de frentes de origem polar deve causar períodos de maior frio, com eventuais episódios de geada e nevoeiro – sem contar que o fenômeno El Niño tende a favorecer a ocorrência de chuvas regulares.

“As projeções climáticas indicam maior frequência e distribuição regular da precipitações, com volumes superiores à média em todo mapa gaúcho”, avalia o meteorologista Flávio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Ele acrescenta que essa condição mantém elevada a possibilidade de eventos severos, associados a queda de granizo, rajadas intensas e altos volumes acumulados. Esse quadro pode acarretar episódios de cheias e enchentes, bem como destelhamentos e deslizamentos em áreas de encosta.

Com chuvas abundantes nos próximos meses, o El Niño é motivo de especial preocupação para setores como a agricultura. Dente os motivos está o risco de prejuízo ao desenvolvimento da safra de inverno, especialmente no fim do ciclo e durante a colheita. “Além disso, possivelmente haverá atraso no início da safra de verão”, acrescenta o órgão estadual.

A última vez em que o Estado foi cenário de um quadro intenso como o agora projetado foi em 2015-2016, com danos e prejuízos por inundações. O trimestre setembro-outubro-novembro de 2015 foi classificado como extremamente úmido em diversas regiões, ao passo que dezembro a fevereiro do ano seguinte foram marcados por normalidade na maioria das áreas e umidade extrema no Noroeste gaúcho.

Mínimas e máximas

O boletim da Seapi também mostra que as temperaturas máximas devem ficar próximas ou ligeiramente acima da média até o fim deste mês e inferiores à normalidade nos meses de julho e agosto. Já as mínimas apresentarão valores acima do padrão climatológico de junho-julho e inferiores à média na maioria das regiões em agosto.

– Junho (reta final): máximas próximo da média na Metade-Leste e valores acima do normal nas demais regiões. Mínimas acima da média normal em todas as regiões.

– Julho: máximas com valores abaixo da média na maioria das regiões e próximos da normalidade nos setores Sul e Leste. Mínimas próximas da normalidade no Oeste e Norte e acima da média histórica nas outras áreas.

– Agosto: máximas abaixo da média na maioria das regiões e próximos da normalidade na faixa Leste. Mínimas abaixo da média histórica nos setores Oeste e Norte, com valores próximos ou ligeiramente acima da normalidade no restante do mapa.

Chuvas

– Junho (reta final): chuva acima da média na maioria dos municípios, com valores próximos da normalidade nos setores Norte e Nordeste.

– Julho: Previsão de chuva acima da normalidade em todas as regiões.

– Agosto: Chuva acima da média em todo Estado.

*Com informações de O Sul

Luca Roth

Recent Posts

Três pessoas são presas com mais de 14 kg de maconha em Caxias do Sul

Em outra ação, homem de 70 anos foi preso por porte ilegal de arma em…

33 minutos ago

Homem é preso por receptação de carro com placa clonada em Farroupilha

Indivíduo estava na posse de um VW/Golf, furtado em Caxias do Sul

1 hora ago

Detento é encontrado morto na Penitenciária de Bento Gonçalves

Paulo Eduardo Duarte, preso por crimes sexuais, foi localizado sem vida; Polícia Civil investiga circunstâncias…

2 horas ago

Inter reavalia meia Alan Patrick por desconforto muscular

Jogador é dúvida para jogo contra o Atlético Nacional, pela Libertadores

2 horas ago

Caxias enfrenta o Figueirense buscando se aproximar do topo da tabela

Equipe grená quer conquistar a primeira vitória fora de casa na Série C

3 horas ago

Invicto no Alfredo Jaconi, Juventude recebe o Atlético-MG

Após empate no último jogo em casa, equipe alviverde busca voltar a vencer

3 horas ago

This website uses cookies.