Geral

Rio Grande do Sul contabiliza 37 mortes devido a chuvas

As fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desde domingo já somam 37 mortes até a noite desta quarta-feira, segundo o boletim mais recente da Defesa Civil do Estado. Ao todo, dez municípios reportaram ao menos um óbito. A cidade mais afetada é Muçum, com 14 vítimas até o momento. Os outros óbitos são em Roca Sales (9), Estrela (2), Encantado (1), Cruzeiro do Sul (2), Ibiraiaras (2), Lajeado (3), Mato Castelhano (1), Santa Tereza (1) e Passo Fundo (1). A última morte foi comunicada pelo governador Eduardo Leite em entrevista para a CNN Brasil.

Segundo o governador, a 37ª vítima foi uma menina de 9 meses de vida, no município de Cruzeiro do Sul. Leite afirmou que foi realizada a remoção de mais de 2.000 pessoas por helicópteros e botes do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Brigada Militar. O tucano disse ainda que foram enviados alertas de chuva para a população, mas que, apesar de os “modelos matemáticos” terem mencionado as chuvas e a intensidade, o volume da chuva não foi previsto. “Não estamos falando de localidades em zonas de risco, nós estamos falando da área central da cidade”, disse o governador ao mencionar a visita feita à cidade de Roca Sales. De acordo com Leite, a altura da água no centro da cidade chegou a 4 metros.

De acordo com o boletim, há nove pessoas desaparecidas. Mais de 3,1 mil gaúchos estão desabrigados e 3,5 mil desalojados. O avanço e a força da água destruíram 14 pontes, além de danificações em residências e estruturas públicas.

Os primeiros corpos de vitimas procedentes da região do Vale do Taquari chegaram ao IML de Porto Alegre na tarde desta quarta-feira. Os corpos, 22 ao todo, foram transportados em caminhões. Segundo o Instituto-Geral de Perícias (IGP), 14 vítimas eram de Muçum e 8 de Roca Sales. Os cadáveres ficaram no Departamento Médico Legal (DML), onde foram reconhecidos e passarão por uma necropcia. De acordo com o governo do Estado, não há uma data para que os exames sejam concluídos, o que dependerá da situação do estado de conservação de cada corpo.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Sepultamentos da quinta (24) na Serra Gaúcha

>>Bento Gonçalves Nenhum ato fúnebre no município. >>Carlos Barbosa Nenhum ato fúnebre no município. >>Caxias…

7 minutos ago

Sexta-feira terá sol e temperatura amena no RS

Período da tarde será mais quente em cidades das Metades Oeste e Norte

37 minutos ago

Viva com Saúde – 25/04/2025 – Fertilização in Vitro

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre ferilização in vitro. Estudo inédito realizado…

37 minutos ago

Cozinha Viva: Bolo de chocolate com cobertura de ganache

Bolo de chocolate fofinho com ganache cremosa, perfeito para adoçar o final de semana. Receita…

37 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 25 de abril

Hoje é o Dia Nacional do ContabilistaO santo do dia é São Marcos. A lua…

1 hora ago

Mensagem do dia: Confie em Deus

Só Deus pode restaurar o que se quebrou em sua vida, só o amor de…

1 hora ago

This website uses cookies.