Geral

Rio Grande do Sul celebra 200 anos da imigração alemã com programação especial

Para marcar os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã em território gaúcho, em 25 de julho de 1824, a Comissão Oficial do Bicentenário estimulou um calendário de eventos em todo o Rio Grande do Sul. A programação, que inclui atividades culturais, gastronômicas e esportivas durante todo o ano, sofreu alterações em decorrência da situação de calamidade pública no Estado, fazendo com que as comemorações reflitam a resiliência dos primeiros colonos. Um dos destaques é o concerto em homenagem à data, oferecido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e previsto para o dia 26 de julho. A programação completa está disponível no link.

Os eventos que integram o calendário oficial são promovidos por instituições e entidades públicas e privadas de diversos municípios gaúchos, e celebram o intercâmbio cultural e o legado da imigração alemã no Rio Grande do Sul.

Na avaliação do presidente da Comissão do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, “o Bicentenário foi ressignificado pela enchente e a programação versátil tem emocionado as pessoas, o que mostra a profunda relação afetiva que a população tem com o legado dos imigrantes e sua experiência de fé, trabalho e esperança”.

Ainda de acordo com Gessinger, a imigração alemã desempenhou um papel crucial na formação cultural, econômica e social do Estado. Ele explica que os imigrantes alemães e seus descendentes contribuíram decisivamente para o desenvolvimento da agricultura, da indústria e da cultura do RS

“As comemorações do Bicentenário da Imigração representam uma oportunidade para reconhecer e celebrar essas contribuições, promovendo a integração e o respeito às diversas culturas que compõem a sociedade gaúcha”, ressalta.

Instituída pelo governador Eduardo Leite pelo Decreto 57.020/2023, a Comissão Oficial do Bicentenário reúne diversas Secretarias de Estado, representantes de universidades e outras instituições públicas e privadas ligadas ao tema da imigração. Dividido em onze subcomissões, o grupo debate temas relacionados a diversas contribuições da imigração alemã: Cidadania e Direitos Humanos, Ciência e Inovação, Desenvolvimento Econômico, Escolas, Exposições, Fé e Ações Sociais, Folclore, História da Imigração Alemã, Língua Alemã, Turismo e Esporte. Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer a identidade cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil, promovendo um legado de integração e diversidade cultural.

Cristiano Gauer

Recent Posts

4 segredos para manter a cinerária florida por mais tempo em casa

]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…

32 minutos ago

Truque com casca de laranja para afastar formigas da cozinha naturalmente

Quem nunca deixou um pedaço de bolo sobre a mesa por alguns minutos e, ao…

37 minutos ago

5 sinais de que sua moreia precisa de poda e solo drenado

Ela tem folhas finas como fitas de cetim e flores delicadas que dançam ao vento.…

41 minutos ago

Como cultivar ora-pro-nóbis em vasos com 6 dicas que funcionam mesmo no calor

Ela é resistente, nutritiva, cheia de história e está voltando com tudo para hortas urbanas.…

44 minutos ago

Como limpar panos de prato encardidos usando só vinagre e água quente

Eles estão ali todos os dias, secando louça, limpando respingos, cobrindo massas e auxiliando na…

49 minutos ago

3 passos para fazer a dracena crescer mais rápido e com menos folhas secas

A dracena é o tipo de planta que parece sempre elegante, mesmo sem esforço. Com…

52 minutos ago

This website uses cookies.