Geral

Rigotto falou sobre reforma tributária, em Caxias do Sul

O ex-governador e ex-deputado federal Germano Rigotto (MDB), foi um dos defensores das reformas previdenciária, administrativa e tributária no final da década de 90, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Posteriormente, Rigotto foi presidente da Comissão de Reforma Tributária da Câmara dos Deputados. Na oportunidade o colegiado aprovou uma proposta semelhante a atual. A intenção era unificar em um só imposto, tributos que incidem sobre o consumo, como IPI, ICMS, ISS e Pis/Cofins, entre outros.

Na noite desta segunda-feira (24) Rigotto falou com políticos, empresários e líderes sindicais no plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, num evento organizado pelo MDB. Ele ressaltou que depois da aprovação no Congresso Nacional, a reforma tributária vai passar por um processo de regulamentação das normas que forem alteradas na constituição. Sendo que, a transição para implantação das novas regras ocorra em 2026, sendo concluída até 2032.

Rigotto falou sobre reforma tributária, em Caxias do Sul

Efeitos na economia da Serra Gaúcha

Sobre os efeitos da reforma tributária na economia de regiões industriais, como Caxias do Sul, por exemplo, Germano Rigotto avalia que, ao unificar impostos, ela vai aumentar a competitividade das empresas. Fato que pode favorecer a indústria local em relação as importações de produtos e matéria-prima.

Em relação ao possível aumento da carga de impostos do setor de Serviços, Germano Rigotto esclarece que, ao contrário, grande parte dele vai ter redução de até 60% na alíquota básica. Conforme ele, entre os beneficiados estão os serviços de educação, saúde, medicamentos e o transporte coletivo.

O evento na Câmara de Vereadores contou com a presença do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, de vereadores de Caxias do Sul, Antônio Prado, Garibaldi e Carlos Barbosa, além de empresários ligados a CIC Caxias, e profissionais da área contábil.

Confira a entrevista com Germano Rigotto

 

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

4 segredos para manter a cinerária florida por mais tempo em casa

]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…

4 horas ago

Truque com casca de laranja para afastar formigas da cozinha naturalmente

Quem nunca deixou um pedaço de bolo sobre a mesa por alguns minutos e, ao…

4 horas ago

5 sinais de que sua moreia precisa de poda e solo drenado

Ela tem folhas finas como fitas de cetim e flores delicadas que dançam ao vento.…

4 horas ago

Como cultivar ora-pro-nóbis em vasos com 6 dicas que funcionam mesmo no calor

Ela é resistente, nutritiva, cheia de história e está voltando com tudo para hortas urbanas.…

4 horas ago

Como limpar panos de prato encardidos usando só vinagre e água quente

Eles estão ali todos os dias, secando louça, limpando respingos, cobrindo massas e auxiliando na…

4 horas ago

3 passos para fazer a dracena crescer mais rápido e com menos folhas secas

A dracena é o tipo de planta que parece sempre elegante, mesmo sem esforço. Com…

4 horas ago

This website uses cookies.