Geral

Ricardo Fabris pede o impeachment da vereadora Marisol Santos de Caxias do Sul

O ex-vice-prefeito de Caxias do Sul, Ricardo Fabris de Abreu, protocolou, na manhã desta sexta-feira (19), no Legislativo municipal, um documento onde apresenta denúncia e pede a cassação do mandato da presidente da Casa, vereadora Marisol Santos (PSDB). Ela foi denunciada por improbidade administrativa e falta de decoro parlamentar. Ele alega supostas irregularidades na sessão de votação da admissibilidade do pedido de impeachment do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) – também apresentado por ele – ocorrida no dia 12 de janeiro.

Segundo o documento, “a denunciada, após provocação do Ver. Maurício Scalco, submeteu à votação do plenário, a dispensa da leitura da peça acusatória formulada em face do prefeito Municipal, Sr. Adiló Didomenico, tratando de aparentes irregularidades na contratação de empresa terceirizada para a gestão do atendimento médico materno-infantil, ao final deferindo tal ‘questão de ordem’.”

Fabris alega que o procedimento fere o Art. 5º do DL 201/67. Isso porque, na avaliação dele, a dispensa na leitura também ofende os princípios da oralidade, legalidade, publicidade e democracia. Ele ainda questiona o ato praticado por Scalco, com relação à chamada ‘questão de ordem’. Conforme o denunciante, Marisol se valeu deste artifício para justificar a proposta da dispensa da leitura, que foi aprovada pelo plenário.

No documento, consta que Ricardo Fabris ingressou com Mandado de Segurança, no Poder Judiciário, a fim de anular a sessão. Além disso, inseriu trechos de parecer do Ministério Público (MP), favoráveis ao pedido.

Com base nos fatos denunciados, amparo jurídico e argumentos apresentados, Ricardo Fabris pede o acolhimento da denúncia, instauração de comissão processante e cassação do mandato da vereadora Marisol Santos.

A Câmara de Vereadores se manifestou por meio de uma nota oficial, no início da tarde. O texto informa que o documento foi enviado para parecer da Assessoria Jurídica do Legislativo.

CONFIRA A NOTA DO LEGISLATIVO

“A Câmara Municipal de Caxias do Sul recebeu, no fim da manhã desta sexta-feira (19/07), o protocolo do Documento Externo nº 197/2024, encaminhando denúncia e requerimento para abertura de processo de cassação da presidente da Casa, vereadora Marisol Santos. O pedido foi encaminhado para análise e parecer do setor jurídico da Câmara.
A peça protocolada questiona a dispensa da leitura na íntegra dos Documentos Externos nº 2/2024 e 3/2024, que encaminhavam denúncia e pedido de providências e de cassação do mandato do Prefeito Municipal Adiló Didomenico. Tais documentos foram apreciados pelos vereadores desta Casa em sessão extraordinária, realizada no dia 12 de janeiro de 2024.

Na referida sessão, a solicitação de dispensa partiu de um vereador que, após a presidente solicitar a leitura dos documentos pelo 1º Secretário da Mesa Diretora, em Questão de Ordem, apresentou argumentos aos colegas pela não leitura. O pedido foi baseado no Art. 209, inciso III, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Caxias do Sul, que dispõe que “caberá Questão de Ordem para propor o melhor método de condução dos trabalhos, em qualquer fase da Sessão, exceto no momento da votação”. O pedido foi submetido ao plenário e aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes.

Posteriormente, o mesmo denunciante impetrou com Mandado de Segurança com pedido liminar para que a leitura fosse realizada, pedido que foi rejeitado de imediato pela Juíza. O Mandado de Segurança está em tramitação, ainda sem decisão judicial. A solicitação seria para uma nova sessão, com a leitura do documento.

Ademais, o anexo que acompanha a peça protocolada nesta manhã trata-se de um parecer do Ministério Público, que ainda carece de análise pelo judiciário. Sendo assim, não há qualquer improbidade ou desrespeito à determinação judicial, porque ela ainda não foi proferida.”

 

CONFIRA O PEDIDO DE CASSAÇÃO DE MANDATO

 

 

CONFIRA O PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO À ANULAÇÃO DA SESSÃO DO DIA 12.01.24

 

 

Fernando Santos

Recent Posts

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

1 hora ago

Mulher é atropelada na faixa de segurança em Bento Gonçalves

Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…

1 hora ago

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

2 horas ago

Em pronunciamento nacional, Lula defende debate sobre fim da escala de trabalho 6×1

Presidente realizou pronunciamento no rádio e na televisão pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira…

2 horas ago

Homem é preso com cocaína e maconha em São Marcos

Indivíduo, de 32 anos, foi detido em flagrante com 26 porções de drogas

3 horas ago

This website uses cookies.