Geral

RGE volta atrás e retira pedido de corte de árvores em Farroupilha

A RGE recuou do pedido de corte de árvores que estão no canteiro central em frente à Estação Férrea de Farroupilha. A informação foi confirmada pela secretária do Meio Ambiente, Cristiane Girelli, na manhã desta quarta-feira (27) para a reportagem do Grupo RSCOM.

O pedido havia sido protocolado pela empresa junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e era referente ao corte de cerca de 17 árvores, que já estavam até mesmo marcadas com uma letra “C” em tinta vermelha.

Conforme Cristiane, em 2021, foi feito um pedido de instalação de uma rede de postes de iluminação no trecho que foi considerado muito escuro. O pedido era um atendimento a uma solicitação dos moradores próximos e frequentadores do local.

Um projeto foi entregue para a RGE e este não mencionava a retirada de nenhum dos Ipês que ali estão plantados. Porém, na terça-feira (26), a secretária surpreendida com o pedido da empresa para a supressão das árvores.

Após contatos da pasta com a Fepam e com o representante da RGE na cidade, o pedido acabou sendo retirado. Ela comentou sobre o recuo por parte da empresa.

“Eu vejo esse recuo por parte da RGE como uma ação extremamente positiva de que quando as forças se unem a gente pode fazer a diferença, né? Na verdade, em nenhum momento foi solicitado por parte do município a supressão dessas espécies. Ela foi uma decisão unilateral da RGE sem consultar as pessoas envolvidas, que são os moradores de Farroupilha. Eles marcaram as plantas, solicitaram ao Estado e iriam fazer sem nos comunicar”, disse.

A secretária também agradeceu o envolvimento da Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan), que ao perceber a marcação das árvores acionou os órgãos competentes e auxiliou no contato junto ao Estado para que a comunidade fosse ouvida.

De acordo com o presidente da Afapan, José Pancoto, caso não houvesse a reversão no corte das árvores a entidade já estava preparando um ato público no local.

O que diz a RGE:

Em nota enviada para a reportagem do Grupo RSCOM, a RGE disse que:

A RGE informa que as podas no local referido pela reportagem estavam previstas no projeto de deslocamento da rede elétrica, com o objetivo de atender à solicitação da prefeitura para a instalação de iluminação pública.

A empresa optou por revisitar o planejamento inicial da obra, que previa a supressão das árvores no local, e realizar somente a poda preventiva para receber a nova rede.

A RGE reforça o seu compromisso de gerar o menor impacto possível na vegetação, primando pela segurança, uma vez que as podas são necessárias para evitar qualquer risco de contato com a rede elétrica, em conformidade com as diretrizes ambientais dos órgãos competentes, garantindo a confiabilidade do fornecimento de energia para a região.

Cristiano Lemos

Recent Posts

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

5 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

5 horas ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

5 horas ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

6 horas ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

6 horas ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

6 horas ago

This website uses cookies.