Geral

Reunião debate novo contrato de concessão com a Aegea em Garibaldi

Nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Garibaldi promoveu uma reunião sobre o contrato de concessão com a Aegea (nova Corsan), com autoridades, representantes da sociedade civil e entidades representativas, no Centro de Convivência de Idosos (CCI).

A Aegea é a empresa que arrematou a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no leilão realizado em dezembro de 2022 pelo Governo do Estado, no qual assumiu oficialmente a operação da companhia em julho de 2023.

Para abrir o encontro, o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), Rudimar Caberlon, explicou as tratativas realizadas com os 28 municípios que integram o consórcio após a privatização da Corsan.

“Haviam três caminhos a serem seguidos: a municipalização do serviço que não é viável, a rescisão do convênio com a Corsan e, a partir disso o pagamento de uma indenização, ou a terceira opção que o Cisga entendeu como mais segura juridicamente e mais eficiente, que é a renovação do contrato de concessão, trazendo a Agesan como agente fiscalizador”, pontuou.

Na sequência, o gerente institucional da Aegea, Cesar Faccioli, realizou a apresentação da empresa. Um dos tópicos abordados foi a universalização do esgotamento sanitário e do abastecimento de água potável. Conforme levantamento realizado, a área atendida pela Corsan tem índice de apenas 19,8% da população com acesso à coleta de esgoto e apenas 15,6% do material coletado passa por tratamento antes de ser descartado na natureza. A meta assumida pela controladora é de atingir 317 municípios com água e esgoto universalizados até 2033, ou seja, 90% da população da cidade atendida com esgoto tratato e 99% com água potável.

Para isso, estão previstas melhorias em reservatórios, estações elevatórias, redes de ligação de esgoto, estações de tratamento e bacias de capitação. Assim, um recurso pré-alocado de R$128 milhões será destinado para melhorar a infraestrutura de Garibaldi nos próximos anos.

Um das questões solicitadas pela Administração Municipal é a necessidade da ampliação da capacidade de reservação do município, de forma a ser construído um plano de mitigação para situações de secas prolongadas. Além disso, outra prioridade apontada é a elaboração de um projeto de revitalização e utilização compartilhada da Barragem Santa Mônica.

LEIA MAIS 
Prefeitura de Garibaldi abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

Lilian Donadelli

Recent Posts

Roberto Carlos reúne mais de quatro mil pessoas em show histórico em Bento Gonçalves

A apresentação ocorreu neste sábado (26) na Fundaparque (Pavilhão E)

2 horas ago

Horóscopo para segunda-feira: abra-se para novos recomeços

A energia da segunda-feira convida a reescrevermos nossa história com mais coragem e gentileza. Sob…

3 horas ago

Música e gastronomia marcam último dia do Festival do Grostoli, em Garibaldi

Garibaldi celebra suas raízes italianas com música, gastronomia e tradição familiar

3 horas ago

Segunda edição do Serra Summit ocorre dias 09 e 10 de outubro em Nova Prata

O encontro reúne, sob o tema “As Conexões Continuam”, nomes de destaque no cenário nacional…

4 horas ago

Dois homens são presos por suspeita de tráfico de drogas em Farroupilha

As prisões ocorreram nos bairros São Roque e do Parque

5 horas ago

PRF prende motociclista por tráfico de drogas após fuga em Caxias do Sul

A abordagem ocorreu na BR-116, em Caxias do Sul

6 horas ago

This website uses cookies.