Geral

Restauro do prédio histórico da Secretaria da Fazenda, em Porto Alegre, começa neste mês

Uma obra aguardada há mais de uma década irá começar ainda neste mês em um dos principais prédios públicos do Estado, no Centro Histórico de Porto Alegre. A Secretaria de Obras Públicas (SOP) deu ordem de início para a restauração das fachadas e do pórtico existente entre os dois prédios da Secretaria da Fazenda (Sefaz), na quadra entre a Rua Siqueira Campos e a Avenida Mauá. As primeiras estruturas para montar os andaimes chegaram, e mobilização das equipes já começou.

Com a definição de cronograma, a Sefaz dá início a um trabalho de preservação e valorização de seu prédio-sede, obra arquitetônica neoclássica de Theóphilo Borges de Barros, considerada patrimônio do Estado desde 1987. O projeto de restauração, que será conduzido por uma empresa especializada na conservação de bens histórico-culturais, prevê o resgate da concepção original do Casarão, cenário de grande parte da história do Rio Grande do Sul.

Com investimentos de R$ 8,3 milhões do governo do Estado, os trabalhos estão a cargo da Estúdio Sarasá Conservação e Restauro S/S LTDA, de São Paulo. O prazo de execução dos serviços é de 720 dias, e a fiscalização dos trabalhos será feita pela 1ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Porto Alegre.

Segundo a diretora de administração da Sefaz, Adriana Oliveira da Silva, no período de dois anos, serão recuperados e pintados os revestimentos, os ornamentos e as esquadrias dos quatro lados da construção, bem como dos pátios internos e poços de luz. O canteiro de obras já está sendo estruturado, e as atividades devem começar ainda em janeiro, pelo bloco da Siqueira Campos.

Por meio de uma decapagem criteriosa, pontual e sequencial das camadas de tintas existentes sobre as paredes da fachada, observou-se que a construção possuía, em seus primórdios, cores em tons de ocre e bege claro. Os tons cromáticos serão mantidos, como forma de destacar a volumetria dos elementos e respeitar os padrões estéticos da época.

Construção centenária

Os prédios que sediam a Sefaz foram construídos a partir de 1919, em várias etapas. O primeiro bloco, que faz frente pela Avenida Mauá, foi edificado na década de 1920, constituído de porão e dois pavimentos, e abrigava a administração do Porto. Na década seguinte, a construção recebeu acréscimo de mais um pavimento, passando a abrigar também o Banco do Estado do Rio Grande do Sul e a Sefaz. Nos anos 1950, mais dois pavimentos foram adicionados.

Já o bloco da Siqueira Campos ganhou forma nos anos de 1930, tendo um porão e três pavimentos e sendo ocupado pela SOP. Na década de 1950, recebeu mais três pavimentos e passou a abrigar o Tribunal de Justiça do Estado. Só no final dos anos 1970 a Sefaz passaria a utilizá-lo.

Nos anos 1980, com o tombamento da Praça da Alfândega e de seu entorno, o conjunto edificado da Sefaz passou a ser considerado patrimônio do Estado, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

Fonte: Governo do Estado

Diego Pereira

Recent Posts

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (29)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias

8 minutos ago

Hospital Geral de Caxias do Sul recebe R$ 2 milhões para ampliação do serviço de cardiologia

A verba, destinada por indicação de Denise Pessôa (PT), atende a área de alta demanda…

1 hora ago

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

1 hora ago

Famílias que perderam imóvel em função das enchentes em Caxias do Sul terão isenção de ITBI

A proposta facilita a regularização das moradias e a transferência de imóveis em programas do…

2 horas ago

Durante debate em Farroupilha, vice-reitor da UFRGS estima que campus na Serra deva contemplar até 600 estudantes

No encontro, foi repassado que no primeiro momento, seis cursos devem estar disponíveis aos alunos

2 horas ago

Engenharia do Corpo oferece até 20% de desconto na conta de luz com o programa ECEV – Energia Verde

Parceria com a Simplifica Energia amplia benefícios e reforça compromisso da rede com sustentabilidade e…

3 horas ago

This website uses cookies.