Geral

Resistência ou persistência?

Abordei isso na Rádio Jovem Pan da Serra outro dia e acho que vale a pena comentar sobre esse tema aqui também.

Os dicionários de língua portuguesa costumam conceituar “resistência” como o ato ou o efeito, ou propriedade de um corpo que reage à ação de outro corpo. Mas há outros conceitos. Meu marido, se indagado, seria simples, direto e reto, como bom mineiro que é, e diria: “uai, é aquele negócio que queima no chuveiro elétrico”.

O Direito dirá que é um crime: o delito previsto no artigo 329 do Código Penal consistente no ato de se opor ou resistir à execução de ato legal, com violência ou ameaça, à pessoa que o esteja praticando.

Semanticamente, há outros sentidos como a capacidade que o ser humano tem de suportar a fome e a fadiga; a defesa contra uma investida; a recusa do que é considerado contrário ao interesse próprio; a não aceitação da opressão; a qualidade de quem é persistente; o movimento de luta nacional contra o invasor; a qualidade do que é firme, resistente ou durável; solidez.

Figurativamente, pode ser qualquer coisa que represente um obstáculo; a qualidade de certos materiais que os tornam capazes de resistir a desabamentos ou a outras intempéries, razão de uma diferença de potencial aplicada às extremidades de um condutor pela intensidade da corrente que por ele circula, um movimento de luta nacional contra o ataque do inimigo, para manter a posição ocupada; mecanismo de defesa utilizado pelo analisando para recusar-se a não tomar consciência de suas motivações, dificultando o retorno aos traumas vivenciados.

Por que isso me veio à mente? É que, chegando neste último mês do ano, eu começo a pensar que resistir é ir em frente a pensar de tudo. Mais, particularmente, neste 2022 que, para mim, foi um ano difícil. Já vivi piores, emocionalmente, é verdade. Porém, neste, tivemos problemas de saúde em toda a família. Muitas internações hospitalares, inclusive perda de pessoa próxima: a nossa “Branquinha”, que esse ano não vem para o Natal, e o nosso “neto canino Thor”, tragicamente, nosso peludo mais lindo e totalmente humanizado em nossas vidas.

Por outro lado, também tivemos a alegria de vermos nascer e conviver com o nosso primeiro neto que é, em sentido muito similar a um filho com açúcar! Um sentimento que é mais bem sentido que definido, pois não cabe em palavras.

Nessa época do ano, eu fico sempre mais nostálgica. Sinto-me cansada, como se quase não pudesse mais resistir. Penso nas perdas, as que foram minhas e as que foram dos outros, e penso: a vida é mesmo isso? Sofrimento?

Ou somos desafiados à resistência a todo instante e este é o grande desafio da vida, é dizer, o seu verdadeiro sentido? A vida é superação pura? Ao mesmo tempo, vejo a vida se renovando a todo instante, e isso pode nos levar ao sentido de persistência”.

Será só teimosia ou por que será que, com todos os problemas, ainda queremos persistir e seguir a caminhada, mesmo sem saber o que nos espera no futuro?

Estou lendo um livro da Ariane Severo, “Freud, de Viena a Paris”, e me defronto com algo que pode explicar esses sentimentos contrapostos, pois a autora fala que “as coisas boas da vida não perdem seu valor pela falta de permanência”.

Acho que com isso podemos pensar nas duas coisas: isso quer dizer que as coisas boas que vivemos continuam memorizadas e eternizadas em seu valor, e elas nos dão a exata medida de o porquê precisamos resistir e, também, persistir, apesar de tudo!

Silvia Regina Becker Pinto

Advogada e Professora. (espaço de coluna cedido à opinião do autor)

Recent Posts

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

4 minutos ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

5 minutos ago

Seleção Brasileira pode trocar azul por vermelho na camisa reserva, diz site especializado

CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…

18 minutos ago

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

38 minutos ago

Após 11 dias de fuga, foragido do Presídio de Caxias do Sul é preso

Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…

53 minutos ago

Capotamento deixa duas pessoas feridas no bairro Industrial, em Farroupilha

Uma criança de três anos estava no veículo. Ela não se feriu

2 horas ago

This website uses cookies.