Geral

Reitor do Santuário de Caravaggio fala sobre o projeto dos vitrais em Farroupilha

O projeto dos vitrais está em fase avançada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, este que foi apresentado pelo reitor do Santuário, o padre Ricardo Fontana, e embelezará mais o local de fé.

Estes novos vitrais, tal quais os vitrais da cúpula, estão sendo produzidos dentro da técnica clássica de vitral de chumbo, sendo utilizados vidros coloridos importados, semelhantes aos utilizados na confecção das primeiras janelas.

Em conversa com a reportagem do Grupo RSCOM, o padre Ricardo Fontana falou mais sobre o andamento da obra:

“Estamos na segunda etapa da confecção dos vitrais do Santuário. São três etapas. A primeira foi a cúpula que foi concluída em 2020”. Ele explica que o projeto ficou parado até março de 2022, quando as conversas para a retomada do projeto começaram.

“Nós decidimos dar continuidade aos vitrais da segunda etapa, que são os grandes vidros, os vidros mais altos e também já da terceira e última etapa são os vitrais do térreo do Santuário. Nós vamos até o final desse ano investir para fazer o processo dos vitrais da segunda e terceira etapa, que são 24 vidros totalizando 123 metros quadrados de vitrais.”

Fontana salienta que a arrecadação dos valores para os vitrais se deu através de campanhas com a participação dos devotos, esta que teve uma resposta muito boa.

“Até agora (os custos foram conseguidos) 100% com a colaboração dos benfeitores e das pessoas que fazem ofertas e doações, essas ofertas feitas em 2022.”

Sobre a simbologia dos vitrais, ele explicou as características místicas que cada figura carrega:

“O primeiro retrata a mão acolhedora do pai, a mão de Deus que acolhe. Também na entrada Nossa Senhora como rainha, e a primeira visibilidade do vitral, em fundo azul claro, mas em branco o monograma da Ave Maria e com a palavra que Jesus disse na cruz ‘eis tua mãe’”, ele explica que dessa forma o devoto se sente acolhido ao entrar no santuário

No segundo vitral é possível visualizar os três milagres de Nossa Senhora de Caravaggio, ela que é conhecida também por ser a Nossa Senhora da Fonte, pois quando ela apareceu, o primeiro sinal foi uma fonte, que surgiu de um galho seco, deste que florescem rosas assim sendo o segundo sinal. E o terceiro sinal foram as marcas da pegada de Nossa Senhora, que nos convida para seguir o caminho da paz.

O terceiro vitral, que ainda será confeccionado será feito para relembrar o pedido de Nossa Senhora para a récita do terço.

Toda a obra é feita com recursos arrecadados com a comunidade. Quem desejar contribuir com as obras do Santuário de Caravaggio pode comprar o Manual do Devoto na loja oficial de artigos religiosos, por meio do site na internet, por PIX (dados abaixo) ou ainda ofertar qualquer valor durante as missas.

Confira o folder sobre os novos vitrais: clique aqui.

COMO COLABORAR

SICREDI
Agência: 167
Conta: 56226-2
Chave PIX: 88667217003035

Eduardo Garcia

Recent Posts

Com estoques críticos, Hemocentro de Caxias do Sul mantém atendimento sexta (2) e sábado (3)

Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue

2 minutos ago

Da Tempestade à Ação: Construindo Futuros Possíveis

Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…

32 minutos ago

EGR prevê 120% de aumento no trânsito da Serra Gaúcha no Dia do Trabalhador

A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…

32 minutos ago

PM de Caxias do Sul segue hospitalizado após explosão em Porto Alegre e precisa de doação de sangue

Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…

35 minutos ago

Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal é criada em Bento Gonçalves

Com apelo por união, empatia e políticas públicas efetivas, grupo busca combater abandono e maus-tratos…

1 hora ago

Monte Belo do Sul cria Liga Municipal de Bochas para fortalecer esporte tradicional

Entidade deve ser oficializada em breve, com objetivo de organizar campeonatos e incentivar a prática…

2 horas ago

This website uses cookies.