Geral

Reforma da Praça Dante em Caxias prevê palco e posto fixo da Guarda Municipal

O anteprojeto de revitalização da Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul, foi apresentado pela arquiteta e urbanista, Akemi Inamoto, na manhã desta quinta-feira (9), no Salão Nobre da prefeitura de Caxias do Sul. De acordo com o titular da pasta do planejamento de Caxias, Fernando Mondadori, ainda não existe um prazo para início da obra, mas estima-se que comece no segundo semestre deste ano, com prazo de 12 a 18 meses para conclusão da mesma. O orçamento ainda não foi estipulado, pois ainda é necessário realizar o processo licitatório.

Arquiteta Akemi Inamoto explanando o anteprojeto da praça Dante (foto: ricardo gatelli/rscom)

O esboço da nova praça prevê um alargamento do calçadão na Av. Júlio de Castilhos, para isto, será necessário o estreitamento da via. Hoje, a rua tem dois sentidos, no novo projeto, ela vai ficar com mão única no sentido do bairro São Pelegrino ao Nossa Senhora de Lourdes. O objetivo desta mudança é aproveitar o espaço do comércio, inclusive com implantação de mesas para auxiliar os consumidores. Ainda vai ser formulada uma ciclovia no trecho do calçadão, que vai ser construído.

Outro ponto abordado foi a questão de “problemas sociais na Praça Dante Alighieri”, como foi sitado pela arquiteta, que também envolve a segurança pública no local. Para isto, foi proposta a criação de um posto fixo da Guarda Municipal, onde, hoje são os banheiros públicos, que vão se tornar sanitários institucionais para servidores que trabalham na praça. Ainda para colaborar na segurança, árvores vão ser cortadas e algumas transplantadas para outros locais. O enfoque desta mudança é melhorar a iluminação para que seja possível o monitoramento por câmeras de segurança no novo posto da Guarda.

Os novos banheiros públicos vão ser construídos no nível da rua, diferente do modelo atual, onde os sanitários ficam abaixo do nível do solo.

Um dos principais objetivos da revitalização do principal cartão postal de Caxias do Sul é trazer os usuários de volta à praça e transparecer o sentimento de posse sob o local público. Foi pensado na construção de um parque para animais de estimação, um playgorund, devolvendo o caráter familiar e também um palco para eventos, devolvendo caráter de local para manifestações culturais.

Já as bancas de jornal devem deixar a praça. O anteprojeto apresentado não contempla os estabelecimentos, que ainda existem por força de uma liminar judicial. No novo formato, painéis de orientação serão instalados.

Redação Leouve

Recent Posts

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

3 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

3 horas ago

Prefeitura de Caxias do Sul apresenta balanço de ações realizadas após um ano das enchentes

Dos R$ 20 milhões utilizados para recuperação da cidade, mais de R$ 10 milhões são…

4 horas ago

Ambulatório Trans completa um ano de atendimento especializado em Caxias do Sul

O serviço já soma 990 atendimentos neste primeiro ano de atuação na cidade

4 horas ago

Caxias vence o Guarani, entra no G-8 e segue 100% como mandante na Série C

Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená

5 horas ago

Confira o resultado das loterias desta segunda-feira (28)

Foram sorteados os prêmios da Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e a Super Sete

5 horas ago

This website uses cookies.